Como usar o Magic Mouse em softwares 3d?

As opções para quem procura trabalhar com modelagem 3d e renderização em ambientes Mac está muito melhor servida hoje do que alguns anos atrás, pois vários softwares e até mesmo empresas como o a Autodesk estão dando maior atenção a plataforma que é adotada por centenas de artistas 3d a cada dia. Eu mesmo trabalho apenas em ambientes Mac usando o Blender já faz pelo menos 4 anos, e nunca tive dificuldades ou problemas no uso de softwares ou periféricos.

Mas, existe um problema que muitos artistas que começam a usar a plataforma Mac enfrentam quando fazem a migração pela primeira vez, e esse problema está relacionado a um periférico dos computadores da maçã, que é o Magic Mouse. O problema desse periférico é que ele não possui um botão do meio ou scroll físico, o que pode atrapalhar a vida de muita gente que pretende usar computadores da Apple para produção 3d. A grande maioria desses softwares depende do botão do meio ou scroll para operações de Zoom ou manipulação do espaço 3d. Existe solução? Claro que sim!

Como usar o Magic Mouse em softwares 3d?

Para quem não quiser abandonar o Magic Mouse, existe um pequeno utilitário gratuito chamado de MagicPrefs que pode ser copiado de maneira gratuita nesse endereço. Com esse utilitário podemos configurar o Magic Mouse de diversas maneira, inclusive adicionando a função do botão do meio com um toque no eixo central do corpo do mouse. O aplicativo precisa estar aberto para que as funções ajustadas com o MagicPrefs fiquem ativas no uso do software 3d.

Já usei diversas vezes o Blender e outras ferramentas 3d com o Magic Mouse no Mac sem grandes problemas.

No meu caso utilizo outro mouse ao invés do Magic Mouse em aplicações 3d no Mac, mas devido a problemas de ergonomia. O mouse é muito baixo para a minha mão, e acabo achando mais confortável usar outro modelo que seja um pouco mais “alto” e se encaixe perfeitamente na minha mão. Esse tipo de escolha pode ser determinante para evitar as dores provenientes de longos períodos modelando e ajustando cenas em 3d.

Espero que o MagicPrefs ajude outras pessoas que queiram usar o Magic Mouse no Mac para softwares 3d como Blender, AutoCAD, SketchUp, Cinema 4D ou outro qualquer.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 comentários sobre “Como usar o Magic Mouse em softwares 3d?”

  1. Também uso plataforma mac e há muito me livrei o magic mouse. Ele é excelente para uso esporádico, como navegar na web, ver fotos etc., mas para uso profissional realmente é um problema.

  2. Parabém pelos arquivos postados. Estou iniciando no Blender, inclusive aprendendo com seus cursos ( por enquanto 6) só que utilizo uma Tablet Wacom Intous 3.
    Tem algum tutorial ou pode indicar onde tenha, para configurar a Tablet para o Blender? Também trabalho no Mac.
    Obrigado pela atenção

  3. Allan, eu estou tendo um grande problema em configurar um mouse tradicional no Autocad 2013… não consigo arrumar a função do botão scroll… tem algum soft para isso? Obrigado!
    Fabricio

  4. Allan boa tarde,

    estou enfrentando dificuldades mesmo com uso do magic prefs. no Autocad a função de scroll e pan funciona perfeitamente com o uso do magic prefs, mas no sketchup e no vectorworks ao clicar com o botão do meio ele pula imediatamente para o dashboard ao invés de agarrar a tela como no formato windows. se conecto um mouse tradicional com o scroll quando clico com o botão do meio acontece a mesma coisa, a tela pula para a posição do dashboard. mesmo se o magic prefs estiver ligado.
    existe alguma solução. Agradeço desde já sua atenção
    At.
    Gibran Rubinger

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *