As opções para quem procura trabalhar com modelagem 3d e renderização em ambientes Mac está muito melhor servida hoje do que alguns anos atrás, pois vários softwares e até mesmo empresas como o a Autodesk estão dando maior atenção a plataforma que é adotada por centenas de artistas 3d a cada dia. Eu mesmo trabalho apenas em ambientes Mac usando o Blender já faz pelo menos 4 anos, e nunca tive dificuldades ou problemas no uso de softwares ou periféricos.

Mas, existe um problema que muitos artistas que começam a usar a plataforma Mac enfrentam quando fazem a migração pela primeira vez, e esse problema está relacionado a um periférico dos computadores da maçã, que é o Magic Mouse. O problema desse periférico é que ele não possui um botão do meio ou scroll físico, o que pode atrapalhar a vida de muita gente que pretende usar computadores da Apple para produção 3d. A grande maioria desses softwares depende do botão do meio ou scroll para operações de Zoom ou manipulação do espaço 3d. Existe solução? Claro que sim!

Como usar o Magic Mouse em softwares 3d?

Para quem não quiser abandonar o Magic Mouse, existe um pequeno utilitário gratuito chamado de MagicPrefs que pode ser copiado de maneira gratuita nesse endereço. Com esse utilitário podemos configurar o Magic Mouse de diversas maneira, inclusive adicionando a função do botão do meio com um toque no eixo central do corpo do mouse. O aplicativo precisa estar aberto para que as funções ajustadas com o MagicPrefs fiquem ativas no uso do software 3d.

Já usei diversas vezes o Blender e outras ferramentas 3d com o Magic Mouse no Mac sem grandes problemas.

No meu caso utilizo outro mouse ao invés do Magic Mouse em aplicações 3d no Mac, mas devido a problemas de ergonomia. O mouse é muito baixo para a minha mão, e acabo achando mais confortável usar outro modelo que seja um pouco mais “alto” e se encaixe perfeitamente na minha mão. Esse tipo de escolha pode ser determinante para evitar as dores provenientes de longos períodos modelando e ajustando cenas em 3d.

Espero que o MagicPrefs ajude outras pessoas que queiram usar o Magic Mouse no Mac para softwares 3d como Blender, AutoCAD, SketchUp, Cinema 4D ou outro qualquer.