Você já imaginou renderizar uma cena de maneira fotorealística de maneira rápida e fácil? Com o renderizador chamado Indigo isso é possível!A poucas semanas atrás eu conheci esse software, que funciona como um renderizador externo ao Blender e outras suítes 3D. Seu funcionamento é simples e os resultados obtidos com ele são ótimos, mas tudo isso tem um lado negativo! Ele é extremamente lento. Já que o YafRay está praticamente parado no que diz respeito ao seu desenvolvimento é interessante testar outros renderizadores externos para o Blender como o POV-Ray e o Indigo.

Para conhecer melhor o Indigo, visite o site oficial do renderizador http://www.indigorenderer.com, lá você encontrará uma galeria com algumas renderizações fotorealísticas modeladas em vários softwares e renderizados com o Indigo. Claro que as visualizações de projetos arquitetnicos me chamaram mais a atenção pela qualidade do render e iluminação.
O software está atualmente na sua versão 0.6 e está apenas disponível para Windows.

Vejam essa imagem que eu retirei da galeria:

O autor da imagem se chama “Johannes Eich”, que utilizou o Blender e o Indigo.
Muito em breve vou estar escrevendo um tutorial sobre o uso do Indigo em conjunto com o Blender e publico aqui. Mas para quem já quiser ir se adiantando, um usuário chamado radiance escreveu um excelente guia de utilização Blender+Indigo. Você encontra o guia nesse link:

http://www.indigorenderer.com/blender_tut/