Ícone do SketchupSempre que eu estou começando um novo projeto, seja ele um cenário para uma animação ou um estudo para uma edificação, é necessário passar por aquela fase de planejamento volumétrico e conceitual dos espaços.

Uma solução muito prática para essa fase do projeto é o Sketchup.
Já faz algum tempo que eu conheço o Sketchup, mas só recentemente eu pude realmente começar a utilizar essa ótima ferramenta de modelagem conceitual para projetos arquitetnicos e cenários.

O Sketchup foi recentemente comprado pelo Google, que agora disponibiliza uma versão gratuita para download, mas que dá direito apenas ao uso pessoal da ferramenta. Caso você queira utilizar o Sketchup comercialmente é necessário adquirir a licença que custa 495 dólares.

Mesmo assim vale a pena fazer o download, para fins educacionais. Para aprimorar as suas técnicas de modelagem e criação de cenários. O sistema de modelagem é muito simples e fácil de operar. A página para o download é a seguinte:

http://sketchup.google.com/

Outro ponto interessante sobre o Sketchup, é que os seus modelos podem ser utilizados dentro do Google Earth, como parte dos cenários 3D. Então mãos a obra!