Como você deve estar acompanhando pela mídia, a microsoft está lançando o aguardado Windows Vista no começo do próximo ano. Mas você pode estar se perguntando, em que isso vai influenciar o seu trabalho? Será que o Vista vai melhorar a sua vida?

Como forma de precaução, eu romendaria cautela na hora de realizar a atualização. Antes de mais nada é preciso avaliar se é realmente necessário atualizar. Eu lembro da época em que o Windows XP tinha sido recém lançado, e vários usuários enfrentaram problemas de compatibilidade com software e hardware mais antigos.

Alguns usuários que eu conheço estão contando os dias para fazer o upgrade para o novo Windows, principalmente por causa da nova interface Aero. Mas já devo avisar, todos os especialistas que já analisaram essa nova interface recomendam que a atualização do software seja acompanhada por uma atualização de hardware! Só para exibir a interface Aero são necessários no mínimo 128 megas para a memória de vídeo. Suporte ao Direct X 9 e o “Pixel Shader 2.0”. Além disso:

  • Processador com 1GHz
  • 1GB de memória, para o sistema
  • 15 GB de espaço livre, para o sistema

Por essas configurações são poucos os computadores, que podem efetivamente aproveitar todas as novidades do Vista.

Sem falar que agora o sistema tem 5 versões diferentes! O windows XP tinha duas versões, a Home e a Professional. Agora o Vista tem:

  • Vista Business
  • Vista Enterprise
  • Vista Home Basic
  • Vista Home Premium
  • Vista Ultimate

Se os usuários já tinham dúvidas sobre a diferença entre as versões Home e Professional do XP, agora é que será mais complicado para escolher. Qual o melhor entre essas opções? Com certeza o Vista Ultimate, que agrega todos os recursos multimídia e de gerenciamento (redes, arquivos, etc) das versões corporativas. Claro que essa também é a versão mais cara, custando aproximadamente 399 dólares. Fique longe da versão Vista Home Basic, pois ela vem com poucos recursos, sendo a versão mais “enxuta” do Vista. Nem a interface Aero essa versão tem!

A microsoft deve ter lançado versões como a Vista Home Basic, devido aos processos que ela está sofrendo na justica Americana e na União Européia.

Eu falei muito sobre essa interface Aero, ai vai uma imagem da interface com alguns dos seus recursos:

Interface Aero

Devo dizer que a interface é realmente é muito bonita, e representa um avanço significativo para o Windows. Devo até dizer que a parte gráfica me lembra um pouco o KDE ou até mesmo a interface Acqua do Macos X.

Outro aspecto muito comentado em relação ao Vista é a sua segurança. Agora existe um modo em que o Internet Explorer 7 pode ser executado de maneira isolada ao sistema operacional. Isso teoricamente deixaria o Vista “Blindado” aquelas ameaças que utilizam o IE, como ponte para o sistema.

Bem, se você quiser saber mais sobre o Vista eu sugiro os dois links abaixo:

http://www.microsoft.com/brasil/windowsvista/

http://idgnow.uol.com.br/especiais/windows_vista

Todos que me conhecem sabem que eu não sou muito fã do Windows. Mas estando ele na maioria dos computadores pessoais, é mais que necessário conhecer e estudar o sistema.

Você quer um conselho final? Ou mais de um? Primeiro use o Firefox! Depois se possível use o Linux! Para aqueles que querem começar a usar o Linux eu recomento o Kubuntu (http://www.kubuntu-br.org/). Mas se você tiver mais recursos disponíveis! Sugiro o Macos X!