Você já chegou para trabalhar em algum computador e descrobriu que, um dos softwares que você precisa para trabalhar não estava instalado? Ou até já precisou acessar um site que estava nos favoritos do seu navegador, mas você não lembra o link?

Algumas semanas atrás eu descobri um site muito interessante, que oferece aplicativos portáties. Esses aplicativos podem ser executados diretamente de uma Pendrive! Assim é possível levar os seus programas preferidos com você!

Esse é o Site:

http://www.portableapps.com

Lá é póssível encontrar vários aplicativos que podem ser executados diretamente de uma Pendrive:

  • Firefox: Navegador
  • Thunderbird: Cliente de e-mail
  • Filezilla: Cliente FTP
  • ClamWin: Anti-vírus
  • Openoffice: Suíte de aplicativos para escritório
  • 7-zip: Compactador/Descompactador de arquivos

Como você pode ver existem várias opções (Existem mais opções de softwares disponíveis no site). Um dos que me chamou mais a atenção foi o ClamWin, que além de ser um anti-vírus portátil, permite atualizações da sua base de vírus pela internet!

Agora eu consigo levar os meus alicativos e utilizar nos computadores da faculdade sem nenhum tipo de problema. Apesar de ser professor não é permitido instalar softwares nos computadores. Com os aplicativos portáteis eu não preciso me preocupar com isso já que eles não precisam ser instalados.

Os softwares disponíveis nesse site são totalmente gratuítos (Software Livre), sendo assim qualquer pessoa pode realizar o download e usar livremente os aplicativos.

Para ter um aplicativo portátil, é só fazer o download do aplicativo e descompactar o mesmo para dentro da sua Pendrive, ou extrair o conteúdo para o seu HD e depois copiar para a Pendrive.