“Eu compraria um Mac se não trabalhasse para a Microsoft”.

Essa frase não teria um efeito muito grande, se fosse pronunciada por um funcionário com pouca responsabilidade na Microsoft. Mas ela foi pronunciada por escrito, por ninguém menos que James Allchin! Mas quem é James Allchin? Ele é o chefe de desenvolvimento do Windows!

Mas como isso é possível? Ele ficou louco? Na verdade acho que foi mais um surto de sinceridade. Essa frase foi escrita em 2004, quando o Sr. Allchin mandou para Bill Gates e Steve Ballmer um e-mail, falando sobre como ele estava desestimulado em relação ao desenvolvimento do Windows! Mas como esse e-mail “vazou”?


Como todos deve mestar cientes, a microsoft enfrenta uma série de processos na justiça. Esse e-mail foi usado como prova em um desses processos e acabou por vir a público.

Como todos que me conhecem eu gostou muito do Macos X e do hardware da Apple. Infelizmente no Brasil, como os impostos de importação e custos com transportes são altos ou preços dos produtos da Apple os deixam praticamente inacessíveis para a maioria dos usuários.

Além de surpreendente essa notícia apenas confirmou o que eu já sabia sobre a qualidade da competição do Windows. Enquanto eu ainda não consegui os recursos para investir em um Macmini, continuo com o meu Kubuntu e tentando me livrar ao máximo do Windows.

Para quem quiser ler as matérias completas sobre acontecimento, aqui vão dois links:
(Português)
http://www.idgnow.com.br/mercado/2006/12/12/idgnoticia.2006-12-12.4171095040

(Inglês)
http://www.groklaw.net/article.php?story=20061209135113443

Com isso eu fico cada vez mais convencido de que fiz a escolha certa em abandonar a plataforma Windows como base para o meu trabalho.

Depois dessa declaração do Allchin, precisa dizer mais alguma coisa?