Você deve lembrar da época em que aconselharam você a ser médico. Várias pessoas passaram por isso na adolescência, seja por conselho dos pais, avós ou outros. Para desespero de todos, você decidiu seguir carreira em uma área diferente, para tristeza de todos. Mas nem tudo está perdido, ainda existe uma oportunidade para que você trabalhe na área médica.

Existe uma empresa sediada nos Estados Unidos chamada BioDigital Systems, que está provendo serviços de visualização 3D para médicos e hospitais, sendo essa a sua especialidade.

A empresa alega que o seu diferencial é a utilização de tecnologia de ponta aliado a conhecimentos avançados de anatomia, para produzir modelos 3D e animações com o máximo de fidelidade aos orgãos reais.

Pelo portfólio da empresa, realmente são impressionantes as simulações e animações apresentadas. Além de conhecimentos avançados nas ferramentas de visualização, é necessário muita pesquisa e consulta a médicos para realizar as simulações.

Existe também um projeto mais ambicioso por parte da empresa, de criar um banco de dados com animações para procedimentos cirúrgicos, voltados para estudantes de medicida. Claro que esse projeto estaria disponível apenas para as universidades americanas.

Para os artistas interessados em um campo ainda inexplorado no nosso país, quem sabe essa não é uma oportunidade! Pelo menos que eu saiba não existe nenhuma empresa fazendo algo semelhante no Brasil. O site da empresa é:

http://www.biodigitalsystems.com/

As ferramentas que eles utilizam para criar as suas animações são:

Maya (Modelagem, Animação), After Effects e Combustion (Composição e efeitos), Photoshop (Texturas) e Mental Ray (Render). Além isso a empresa desenvolve plugins e ferramentas próprias para auxiliar no processo de animação.

Para quem queria ser médico, quem sabe essa não é uma ótima idéia para trabalhar na área.
Quem tiver acesso também, no mês passado saiu uma matéria sobre essa empresa na Animation Magazine.