Já faz algum tempo, desde a época em que eu pensei seriamente em migrar em definitivo para uma plataforma 3d proprietária. Isso foi logo depois de sair da faculdade.

Mas uma rápida pesquisa de preços, me fez mudar de idéia. Nas últimas semanas dois alunos me perguntaram quanto custavam alguns desses softwares. Então fiquei curioso e fiz a minha pesquisa novamente. Quanto custa cada software? Como critério para todas as pesquisas, vou utilizar dados das lojas online dos respectivos desenvolvedores.


No caso vou pesquisar os preços das suítes mais conhecidas, que são: 3dsmax, maya, lightwave, cinema 4d e softimage xsi. Esses são os softwares de maior destaque no mercado. Pelo menos os que têm mais publicidade.

Esses são os preços que eu consegui:

Software Preços
Lightwave 895,00 (Dólares)
Cinema 4D Studio 2.800,00 (Euros)
3dsmax 9 3.495,00 (Dólares)
Maya Complete 8 1.900,00 (Dólares)
Softimage XSI Foundation (Windows) 495,00 (Dólares)
Softimage XSI Foundation (Linux) 695,00 (Dólares)

Vejam que os preços são um pouco altos, mas isso não quer dizer que essa pesquisa não trouxe surpresas! Fiquei impressionado com o custo x benefício do Softimage e principalmente do Lightwave.

Como já era do meu conhecimento o 3dsmax da autodesk é de longe o mais caro. O Maya, que também pertence a autodesk tem um custo elevado. Ainda mais se considerarmos a versão Unlimited que custa aproximadamente 7.000 dólares!

O baixo custo do Softimage XSI me chamou a atenção, até porque está disponível uma versão para Linux! Mas a surpresa mesmo foi o Lightwave. Segundo informações no sítio da Newtek, o software vem com todos os módulos disponíveis, como partículas, cabelo e simulação de física real.

Além disso, o box vem com os discos para o sistema Windows 32/64 bits e um disco para Mac 32 bits. Então quando você compra o box do Lightwave você pode até trocar de sistema operacional e manter a sua licença!

Agora que eu estou atualizado sobre os custos, me pergunto: Porque o 3dsmax, apesar de ser o mais caro, é a suíte mais utilizada no nosso país?

Isso é resultado de uma campanha de marketing bem executada? Será apenas falta de informações sobre as outras opções disponíveis?

Acho meio complicado dizer que o 3dsmax é o mais utilizado por ser o melhor. Até porque as outras suítes tem as suas qualidades. Acredito que seja mesmo, falta de informações sobre outras opções disponíveis.

Como conclusão, posso dizer que o lightwave e o softimage foram agradáveis surpresas! Eu já fiz a minha escolha! Sim, vou continuar usando o Blender! Já que ele tem uma relação custo x benefício incrível! Muitos benefícios a custo quase zero!