Escrevi um artigo a alguns dias atrás, falando sobre um treinamento gratuito para o Mental Ray. Pois agora vou falar de outro renderizador muito bom chamado Final Render. Assim como o Mental Ray, o Final Render ajuda a criar cenas fotorealísticas com alguns recursos dde iluminação global(GI).
A empresa que desenvolve o Final Render é a Cebas, que disponibilizou um treinamento muito bom sobre o uso desse software em conjunto com o 3dsmax. No total são 4 vídeos divididos em capítulos, com mais de 2 horas de treinamento.
Os vídeos são narrados em inglês, mas mesmo assim é possível entender perfeitamente a descrição do treinamento. Caso você queira conhecer o Final Render, sugiro uma visita ao sítio da Cebas:
Caso você já conheça o Final Render e queira assistir aos vídeos, esses são os links.
Parte 1 – Configurações Gerais do Final Render:
http://www.cebas.com/news/read.php?UD=10-7888-35-788&NID=160
Parte 2 – Caustics e Raytracing:
http://www.cebas.com/news/read.php?UD=10-7888-35-788&NID=163
Parte 3 – Render distribuído e Acceleration Engine :
http://www.cebas.com/news/read.php?UD=10-7888-35-788&NID=165
Parte 4 – Iluminação Global:
http://www.cebas.com/news/read.php?UD=10-7888-35-788&NID=170
Para quem é curioso por softwares 3d, é uma ótima oportunidade para conhecer o workflow desse render de alta qualidade. Sem falar que sempre é possível aprender alguma coisa que pode ser aplicada em outros softwares. Não deixe de visitar a galeria de trabalhos também, para ter uma idéia do qualidade desse render.
Oi Allan, sou nova por aqui e começei a conhecer um pouco de seu trabalho devido meu interesse pelo blender. Tive acesso ao Podcast “Introdução ao Blender 3D” que você disponibilizou na web e nao tive dúvida em adquirir o livro Blender 3D recém publicado. Parabéns, tenho aprendido muito com suas contribuições.
[]s
Parece que em termos de escolha de renderizador o 3dmax bate o blender de olhos fechados… Tem muito mais opções… 🙁
Mas uma boa dica Allan,
abraços
Nota: Allan, agora mudando da água pro vinho, sabe me dizer se o indigo suporta renderizar particulas no blender? Tentei e nao deu certo, já fui ao site oficial do indigo e nao encontro nada sobre o assunto…
Fico feliz que você esteja gostando gelly! Seja bem vinda!
Henrique,
Isso é verdade, o 3dsmax tem muito mais opções. Mas isso é por motivos econmicos, já que essa lista de renderizadores v-ray, mentalray, final render, brazil, maxell render e outros são todos pagos e bem pagos! hehehe
Sobre o Indigo ele realmente não reconhece as partículas do Blender. Você deve tentar converter as particulas em geometria (Mesh), antes de exportar o xml.