Uma das maiores dificuldades em se produzir material de treinamento para ambientes Linux é a falta de um software que consiga criar apresentações multimídia. No Windows nós temos o Camtasia Studio da techsmith e o Captivate da Adobe, que na minha opinião são ótimos! Já fazem algumas semanas que eu fui apresentado a um software semelhante ao Camtasia e o Captivate que funciona no Linux! O nome dele é Wink.

Assim como os softwares mais usados no ambiente Windows, o Wink captura a tela e pode gerar apresentações no formato Flash, para apresentações na Web. O melhor de tudo é que ele é totalmente gratuito!

Claro que ele não têm todos os recursos disponíveis como os softwares proprietários, mas já é um grande avanço! Para saber mais sobre o Wink, visite esse endereço:

http://www.debugmode.com/wink/

Estou trabalhando muito com ensino a distância, já que coordeno um curso de informática a distância aqui na faculdade.

Vários alunos me pedem material de treinamento para Linux, principalmente relacionado a interface e uso como Desktop. Agora será possível criar alguns vídeos de treinamento para o Kubuntu! Assim que eu tiver alguma novidade eu publico aqui.