Uma das maiores dificuldades em se produzir material de treinamento para ambientes Linux é a falta de um software que consiga criar apresentações multimídia. No Windows nós temos o Camtasia Studio da techsmith e o Captivate da Adobe, que na minha opinião são ótimos! Já fazem algumas semanas que eu fui apresentado a um software semelhante ao Camtasia e o Captivate que funciona no Linux! O nome dele é Wink.
Assim como os softwares mais usados no ambiente Windows, o Wink captura a tela e pode gerar apresentações no formato Flash, para apresentações na Web. O melhor de tudo é que ele é totalmente gratuito!
Claro que ele não têm todos os recursos disponíveis como os softwares proprietários, mas já é um grande avanço! Para saber mais sobre o Wink, visite esse endereço:
http://www.debugmode.com/wink/
Estou trabalhando muito com ensino a distância, já que coordeno um curso de informática a distância aqui na faculdade.
Vários alunos me pedem material de treinamento para Linux, principalmente relacionado a interface e uso como Desktop. Agora será possível criar alguns vídeos de treinamento para o Kubuntu! Assim que eu tiver alguma novidade eu publico aqui.
Interessante este software Allan, vou dar uma olhada, eu atualmente estou criando uns tutoriais em flash na empresa onde trabalho, é sobre alguns sistemas de e-marketing que eles comercializam e tive a procura na net de um software tipo o camstasia e encontrei o Cam Studio, é freeware mas muito limitado… Na verdade só cria o video, depois importo para o flash e lá crio o tutorial… Trabalheira… Mas agora vou dar uma olhada nele e como estou te escrevendo antes de visitar a página dele espero que nao seja só para Linux…. 😉
Abraços e obrigado por todas as dicas inclusive as do blender! 😉
Por sinal ainda nao consegui renderizar as particulas com o indigo, habilito uma opção no blender de “mesh” mas até agora nada, vou continuar tentando!
[…] conheci esta ferramenta atraves do blog Allan Brito […]
Legal esse aplicativo, vou usa-lo bastante, so não estou conseguindo gravar com audio ainda.
Mas eu chego lá.
Parabens.
Olá.
Estou iniciando no wink com o ubuntu 8.04.
Meu único problema é o som.
Apesar do microfone estar funcionando bem, eu não consigo capturar o som usando o wink para linux.
Com o wink 2.0 para windows funcionando sobre o wine o som não é problema. Mas uma borda verde permanece no conteúdo capturado, tanto de screen quanto no modo window.
Nos tumbnails ela não aparece. Mas na reprodução sim.
Qualquer ajuda será bem vinda.
Obrigado.
Ernani
Professor CEFETES.
Show esse wink cara.. Eu tava quase desistindo até que achei o bendito botão render… hehehehe Tô usando ele no Ubuntu 9.04. Acho que vou escrever algum artigo sobre ele mais completinho no meu blog e citar o teu aqui é lógico, pois foi através dele que conheci esta magnífica ferramenta. Um abraço e parabéns pela difusão do conhecimento!!
olá, ótimo o seu site , foi bom conhecer i wink, mas ainda estou com dúvidas rssss, eu instalei, mas nao estou sabendo colocar para gravar e escolher o local de gravação, e depois assistir em forma de slide ou flash, trabalho em uma escola publica, tenho o italc e necessito urgente desse programa, vc pode me ensinar, se puder envie um email como resposta ou posta aki mesmo que vou esta’ sempre acompanhando de hoje em diante o seu site ok? valeu
vc conhece algum programa que bloqueia sites como orkut, youtube e outros no linux, o mozila nao achhei eficiente nao, já experimentei, o bloksite é bom no windows no linux nao dá