Esse assunto pode parecer simples, mas é um dos maiores problemas para as pessoas que estão ingressando no mercado de cg, como prestadores de serviço. Quando você começa a prestar serviços para terceiros, é necessário sempre buscar um equilíbio entre o tempo necessário para executar o trabalho e a qualidade do mesmo.


Muitos de nós aprendemos a utilizar as ferramentas 3d como um meio de criar “obras de arte” digitais, sem uma metodologia ou processos que otimizem a produção. Uma das coisas que mais atrapalham o processo de produção são os chamados “testes de render”.

Apesar de ser inevitável o uso desses testes é preciso mensurar bem a sua utilização. Certa vez estava acompanhando o desenvolvimento de um trabalho e vi um artista, gastar quase um dia inteiro só com testes! Esse dia não foi gasto com apenas um teste de render, foram vários testes de aproximadamente 30 minutos!

Sempre que um desses testes terminava, o artístia fazia pequenas correções no modelo e realizava outro teste. Isso é totalmente contrário a produtividade. Esse tempo todo foi gasto com posicionamento de blocos e objetos no cenário. Assim o artísta aos poucos construia a cena.

Para uma obra de arte ou projeto que não envolva prazos é perfeitamente plausível, mas para o mercado é totalmente inaceitável. Você sabe o que resolveria esse problema? Para que fossem necessários menos testes de render? Um bom planejamento!

Sim! Mesmo para um trabalho que não envolva animação, é recomendável fazer um planejamento prévio. O tempo que utilizamos a ferramenta 3d, deve ser unicamente para produzir e não para planejar.

Isso pode ser difícil no começo, mas você vai perceber os resultados positivos ao longo do tempo. Com mais tempo para produzir, você também vai conseguir melhorar a qualidade do seu trabalho. Então antes de começar um projeto, o que você acha de estipular a quantidade de testes que você vai realizar e os momentos em que eles devem ser realizados. Assim será mais fácil chegar no render final e ter mais tempo para caprichar na iluminação ou nos movimentos do seu personagem!