Já faz algum tempo que eu conheci uma escola de animação online chamada Animation Mentor. Um artigo sobre essa escola apareceu na Blendernation, e por curiosidade fui procurar mais informações. Para os que querem aprender animação é uma ótima oportunidade, já que os tutores trabalham para empresas como Pixar, ILM e Sony Imageworks. Já pensou aprender com essa turma?


Assim você vai estudar com as pessoas que produzem algumas das melhores animações do mercado. O curso dura aproximadamente 18 meses e custa 14.000 dólares. Isso mesmo, são aproximadamente 30.000 reais! Com certeza essa é a parte ruim do curso.

Sobre o curso, ele é dividido em aproximadamente quatro partes:

  • Fundamentos
  • Mecânica corporal
  • Introdução a atuação
  • Técnicas avançadas de atuação

Outro requisito, além do financeiro, para o curso é possuir um diploma universitário. Infelizmente para a nossa realidade são poucos os estudantes ou profissionais que podem pagar por um curso assim. Mas de maneira geral a proposta é muito boa. Quem quiser mais informações sobre a escola, pode visitar o seu sítio:

http://www.animationmentor.com/

Apesar de ficar desanimado com o custo, isso me faz pensar porque não existe nenhuma iniciativa semelhante com o nosso querido Blender? Até existem algumas escolas de animação muito boas aqui no Brasil, mas poucas utilizam sistemas de ensino a distância na modalidade sincrona ou utilizam o Blender como base para as suas aulas.

Já faz mais de um ano que estou coordenando cursos a distância aqui na instituição de ensino em que trabalho, então tomei a iniciativa de começar um projeto ambicioso, começar a montar cursos que utilizem software livre! Na modalidade sincrona e totalmente a distância. Para quem não sabe, cursos síncronos são aqueles em que há o acompanhamento de um tutor ou professor durante o curso, para tirar dúvidas e auxiliar o desempenho do estudante.

Para viabilizar esses cursos instalei aqui no site o Moodle, que é um sistema open source de gerenciamento de cursos a distância. O moodle inclusive é um dos sistemas mais utilizados no nosso país para gerenciar cursos a distância, não só pelo aspecto financeiro mas pelas suas qualidades técnicas e pedagógicas. Quem quiser conferir o endereço é:

http://eadallanbrito.com

Alguém tem alguma sugestão de curso?