O surgimento de softwares que operam fora dos nossos desktops, fez surgir uma categoria inusitada de serviços online. São os editores de vídeo online, sim! Hoje em dia já é possível editar e montar vídeos totalmente online. Claro que a quantidade de recursos não se equiparam ao Premiere ou ao Final Cut, mas para quem não tem condições de adquirir ilhas de edição sofisticadas, essa é uma boa opção.


Até a adobe está planejando lançar um serviços semelhante, chamado Adobe Remix, que vai reunir um photoshop online e um editor de vídeo também. Claro que existem limitações a esses tipos de serviço.

Primeiro, você não pode utilizar esses softwares para editar e produzir vídeos com resoluções muito altas… o resultado final deve ser aproveitado apenas na Web. Outro ponto importante é que os editores online, pelo menos em sua maioria, são direcionados para compartilhamento dos arquivos gerados em suas próprias redes, muito semelhantes ao modelo YouTube.

Caso você queira utilizar alguns desses serviços, acesse algum desses endereços:

http://www.jumpcut.com/

http://www.moviemasher.com/

http://www.motionbox.com/

Na minha opinião o Motionbox é o melhor entre os três que eu testei, já que apresentou mais recursos para edição e compartilhamento. Isso claro só para pequenos vídeos.

Caso você queira também é possível converter vídeos para outros formatos, tudo online. A algumas semanas atrás o Adriano deixou um comentário em um artigo, indicando o site “http://zamzar.com/”, como um conversor de vídeos online. Achei muito interessante a idéia e fui testar. O serviço até funciona, mas é recomendável não utilizar arquivos muito grandes. Tentei fazer um teste, converter um arquivo AVI compactado em xvid de aproximadamente 39 megas. Só para fazer o upload do arquivo para o site eu demorei quase 6 minutos, isso porque utilizei a banda larga da faculdade que tem uma taxa de upload alta.

No final acabei conseguindo fazer a conversão para o formato 3gp.

Os editores online vieram para ficar, dado os exemplos de sucesso do google docs e Zoho. Outros serviços online estão aparecendo em uma velocidade incrível, mas ainda serão limitados pela largura de banda dos usuários. Já pensaram pode utilizar ilustradores vetoriais, ferramentas de pintura e outras ferramentas online?

Acho que na área 3d o Blender tem uma ampla vantagem para a concorrência, já que o seu tamanho é muito menor que o da “concorrência”. Alguém quer iniciar um projeto para executar o Blender usando um Navegador? Não seria legal?

Para concluir, acho que para trabalhos mais profissionais que utilizem formatos de vídeo mais pesados os editores offline, ainda são a melhor alternativa. Não dá para fugir do Premiere ou do Final Cut, por enquanto! 🙂

Alguém ai conhece outros serviços para manipular vídeos online?