No dia 28/03/07 estou inaugurando uma nova fase aqui no Blog, pois estará no ar e disponível para todos o meu primeiro curso a distância. Isso mesmo, estou produzindo cursos s distância com foco voltado para o software livre. A motivação para esses cursos veio pelos inúmeros pedidos que venho recebendo por e-mail e dos meus alunos. Encontrar um curso de Audacity é praticamente impossível na rede comercial. Outros cursos também são difíceis de encontrar, como Gimp e até Blender.

Há algumas semanas atrás eu já havia anunciado a criação de um ambiente virtual de aprendizagem aqui no site, usando a plataforma Moodle. Para acessar o ambiente visite:

http://eadallanbrito.com

Vou responder a algumas que todos podem ter sobre a dinâmica desses cursos:

1) O Curso será pago?

Não, os cursos a princípio são oferecidos de maneira gratuita a todos que quiserem participar. A única coisa necessária será fazer um cadastro no site.

2) O curso é baseado em vídeoaulas?

As vídeoaulas são utilizadas no curso, mas essa não é o único recurso. Esse é o grande diferencial do Moodle, que é um LMS muito versátil que é focado no ensino colaborativo. Então você terá sempre alguém com quem tirar dúvidas.

3) O curso tem um professor?

Sim! Eu serei o professor.

4) Quais outros cursos vão ser oferecidos?

Existem várias possibilidades, como é possível verificar na página inicial do sistema já existem vários cursos em fase de produção. Como Picasa, Integração Blender e Indigo e outros.

Caso o modelo seja bem aceito, o céu é o limite! Qualquer curso pode ser produzido para o formato.

Antes de mais nada quero deixar claro que estou liberando o acesso aos cursos de maneira gratuita de maneira experimental. Vou fazer uma experiência para verificar se a receita gerada com os anúncios no sistema e as vendas de produtos em parceria com uma loja virtual será suficiente para manter o sistema.

Caso você esteja interessado, pode acessar eadallanbrito.com e fazer o seu cadastro! Dia 28 o curso estará liberado e os módulos são adicionados a cada 2 ou 3 dias.