O novo pacote CS3 da Adobe oferece o Photoshop em duas versões diferentes. Agora existe o photoshop Standard e o chamado Photoshop Extended. A diferença entre a versão extended e a versão Standard está em um conjunto de ferramentas extras, incluindo até um módulo de edição 3D!

Isso mesmo, agora será possível importar arquivos com geometria em 3d e aplicar texturas diretamente no Photoshop. Outro recurso que parece interessante, é o gerenciamento de pontos de fuga. Depois de assistir aos vídeos de demonstração, disponíveis no site da adobe, ficou claro que esse recurso pode ser muito bem aplicado na composição de imagens em 3D.

isso mesmo, naquelas situações em que temos uma imagem em 3d e uma fotografia para compor. Sempre é necessário fazer ajustes e deformações na imagem renderizada, para ajustar o ângulo e posição da câmera. Com o novo gerenciamento dos pontos de fuga, essa tarefa aparentemente será mais fácil.

Como ainda não tive oportunidade de utilizar a ferramenta, fica difícil determinar até que ponto será útil ou não. Mas já ficou claro que, será possível utilizar sim para ajustar uma fotografia a uma cena produzida em 3D.

Além dos recursos destinados a 3d, fiquei interessado na possibilidade de editar e manipular arquivos de vídeo. Assim é possível utilizar o photoshop para algumas tarefas que antes precisavam até do After Effects. Ainda existe a possibilidade de exportar o material em vídeo para o formato FLV, que pode ser inserido facilmente no Flash.

A única coisa que eu não gostei, em relação ao lançamento, foi essa separação entre versão Standard e Extended. Acho que todos os novos recursos deveriam ser compartilhados pelas pessoas que efetivamente pagaram pela licença. Essa segregação de recursos não é muito justa. A Adobe está aprendendo com exemplos errados!

Já pensaram na versão Photoshop CS4, existirem as seguintes versões? Starter, Home, Home Premium, Ultimate, Business e Enterprise? Esse tipo de divisão não ajuda em nada quem precisa decidir pela compra do software. Alguém conhece um software que seja distribuído com essa infinidade de versões? 😉 Espero que o pessoal da Adobe não se anime muito com a idéia.

Caso você queira saber mais sobre os recursos 3d, existem alguns vídeo de demonstração interessantes no sítio da adobe:

http://www.adobe.com/br/products/photoshop/photoshopextended/