Sempre que visito um escritório ou cliente, falo sobre o Blender e como ele pode fazer muito bem o trabalho de modelagem 3D e animação. Várias vezes substituindo ferramentas proprietárias como o 3dsmax e Maya. Então o pessoal acaba me perguntando, se existe alguma opção semelhante para substituir o AutoCAD?

O AutoCAD é sem sombra de dúvida o detentor do mercado, na área de desenho técnico e modelagem 3D mais técnica. A grande maioria dos cursos universitários e empresas de engenharia e arquitetura utilizam essa ferramenta. Quando eu estava na faculdade, a ferramenta abordada no curso mesmo que de maneira breve, foi o AutoCAD 14.

Claro que o maior incentivo para que os empresários e empresas queiram migrar para outras ferramentas, equivalentes ao AutoCAD é o custo. A ferramenta é muito cara, chegando em alguns casos a custar mais de 4000 dólares! Sem falar que praticamente não existe política de incentivo a estudantes. Quem é o estudante que dispõe de 800 reais para comprar uma licença educacional?

Outro problema relacionado ao AutoCAD é a impossibilidade de utilizar sistemas que sejam diferentes do Windows. Vários escritórios são baseados em Mac OS X, mas como não encontram profissionais que trabalhem com outras plataformas diferentes do AutoCAD, acabam tendo que disponibilizar um PC com Windows só para essa tarefa.

Devo confessar que parei de utilizar o AutoCAD na versão 2004, então não tenho como fazer uma comparação mais aprofundada em relação às ferramentas das últimas versões. A solução mais viável na área de CAD em software livre é sem dúvida o QCAD da ribbonsoft. Esse é um software que pode ser executado em ambiente Windows, Mac OS X e Linux! Claro que em um comparativo de recursos e atrativos, o QCAD perde para o AutoCAD já que a quantidade de opções e ferramentas disponíveis é menor.

Fonte: Ribbonsoft

Para os usuários do Linux o QCAD é gratuito, mas para os outros sistemas operacionais é necessário comprar uma licença para uma versão compilada para Windows ou Mac OS X. Existem várias outras opções de CAD para Linux como o Varicad e o LinuxCAD. Mas não conheço essas ferramentas, para que possa fazer uma análise mais detalhada.

Uma opção que me chamou a atenção nos últimos dias foi o ArchiCAD da graphisoft (Windows e Mac), que tem um programa de incentivo a estudantes muito interessante. Qualquer pessoa pode fazer o download de uma versão de testes, para utilizar a ferramenta durante 30 dias. Mas caso o usuário seja estudante ou professor (eu me encaixo aqui!) de alguma instituição, pode solicitar uma licença educacional gratuita por 1 ano! Isso mesmo, software educacional legalizado por 1 ano. O preço da licença não é muito diferente do AutoCAD, mas pela iniciativa acho que vale a pena tentar.

Eu já fiz o meu pedido, caso ele seja aceito pretendo escrever aqui também sobre o ArchiCAD. O que não vai me impedir de falar sobre o QCAD também!