Um dos processos mais interessantes em relação à interação da luz com superfícies se chama Subsurface scattering. Esse processo acontece quando os raios de luz penetram uma superfície e depois ao sair dessa mesma superfície são desviados da sua trajetória original, por um processo chamado de Scattering ou dispersão da luz.
Como resultado desse efeito, a energia luminosa penetra nas superfícies e depois que acontece a dispersão da luz, teremos então áreas dessa mesma superfície com altos níveis de saturação. Isso faz com que a superfície pareça iluminada diretamente do seu interior.
Fonte: http://www.itchstudios.com
Então como você mesmo já deve ter percebido pela explicação, as superfícies transparentes são as que apresentam esse efeito com mais frequência. Mesmo assim, superfícies que a princípio não apresentam transparência evidente, também exibem esse efeito. Veja alguns materiais que apresentam essa característica:
- Pele humana
- Cera
- Leite
- Vidro
- Mármore
- Granito
- Materiais orgânicos em geral
Sim! Algumas pedras apresentam o efeito de Subsurface scattering, devido a pequenas imperfeições e bolhas de ar na sua superfície.
Como todos devem estar sabendo, o Blender agora também pode gerar Subsurface scattering. Agora que você já sabe o que é esse efeito e algumas das superfícies que apresentam essa característica, podemos praticar um pouco com o Blender!
Fonte: http://forums.nvidia.com
Ainda hoje publico um tutorial de como utilizar esse efeito no novo Blender 2.44!
Só podia tirar minhas dúvidas em seus artigos Allan, agora entendi o que é o SSS…
Abraços… 😉
Agora você já pode praticar no Blender! 😉 hehehe
Abraços
[…] foi fácil, mas com certeza o efeito de pele aplicado no personagem, com uma aparência clara de Subsurface Scattering deve ter contribuído para a […]
[…] de vários efeitos óticos, que vão da semi-transparência de algumas superfícies até mesmo Subsurface Scattering em vários níveis de difusão da luz. É o tipo de material que realmente pode demandar muita […]
Como sempre o material está muito bom. Parabéns novamente Allan!
Jonnathan Rodrigues
Vlw Allan 😀