Quem trabalha com ilustração ou design gráfico, sabe que uma das coisas mais difíceis nessa área é a escolha das cores para um layout ou ilustração. Nas ultimas semanas conheci um sistema da Adobe que auxilia na criação de esquemas de cores, tanto para ilustração como para webdesign. Esse sistema se chama kuler, sendo totalmente gratuito.

O sistema é totalmente desenvolvido em Flash, mas tem muitas funcionalidades interessantes. Os usuários podem criar esquemas de cor e compartilha com todos no sistema. Depois que um esquema de cores é compartilhado, os outros usuários podem classificar e comentar o resultado.

Esse é um sistema de relacionamento para os profissionais que trabalham com criação. Seria um Orkut para designers? 🙂

As cores geradas com o sistema podem ser aplicadas tanto no webdesign, vídeo digital e impressão. isso é possível graças a exibição das configurações de cor em vários formatos como o RGB, CMYK, HSV e códigos hexadecimais.

Mesmo exibindo as cores não é necessário chutar as tonalidades com valores numéricos. Para cada cor existem sliders que permitem selecionar os tons, inclusive com um preview da cor utilizada.

Até pouco tempo atrás eu conhecia apenas o Visibone, que produz escalas de cor para a Web. Agora com o Adobe kuler, podemos praticar um pouco mais os esquemas de cor antes de criar uma ilustração ou site. Acho muito interessante esse tipo de sistema, já que ele trás um conceito novo e atual para os profissionais de criação.

Para quem precisa criar, esse sistema é altamente recomendável!