O que você acha de utilizar o Autodesk Maya 8.5 de maneira totalmente gratuita no seu computador? A Autodesk disponibilizou o download da versão Personal Learning Edition do Maya 8.5 para download.

 Maya 8.5 Logo

Para quem não conhece o software, essa é talvez a suíte 3D mais poderosa existente no mercado. Não é por acaso que uma grande parte das animações High End, são produzidas no Maya.

Existem várias razões para utilizar o Maya nessas produções que exigem desempenho crítico. A disponibilidade para vários sistemas como Windows, Mac Os X e Linux é sem dúvida ponto fundamental. Outro fator é a possibilidade de customizar vários aspectos do Maya, como as suas ferramentas e interface.

A versão Personal Learning Edition (PLE) foi criada ainda na época em que a Alias Wavefront não tinha sido comprada pela Autodesk. Com essa versão do Maya, qualquer pessoal pode fazer o download do software e instalar em quantos computadores quiser. A única restrição é que o material produzido nessas versões não pode ser usado para fins comerciais, sendo que em todas as renderizações produzidas com essa versão PLE, uma marca d'água indica que a imagem foi produzida nessa versão pessoal.

screenshot PLE

Essa iniciativa deveria ser tomada por mais desenvolvedores de software, para que mais usuários possam utilizar as suas ferramentas para fins educacionais. Muitas pessoas ficaram com medo que a Autodesk descontinuasse essa iniciativa, depois que eles compraram a Alias. Isso porque não existe nenhuma outra ferramenta da Autodesk oferecida para estudantes nesse formato.

Bem que deveriam existir versões semelhantes do 3dsmax, lightwave e Softimage com os mesmos princípios da PLE. Assim vários usuários que ficam “marginalizados” com o uso de softwares piratas. O modelo utilizado por elas para utilização por 30 dias é ineficiente, já quem são poucas as pessoas que conseguem efetivamente estudar uma ferramenta complexa como uma suíte 3D em apenas 30 dias!

Claro que a melhor opção para todos seria utilizar o Blender! Assim os seus estudos podem ser aplicados diretamente em trabalhos comerciais, sem nenhum tipo de restrição. 😉