Grandes projetos envolvendo modelagem 3d e animação exigem um nível de organização e gerenciamento muitos altos. A Softimage lançou uma nova versão do seu serviço chamado de Alienbrain, voltado exclusivamente para auxiliar esse tipo de trabalho.

Alienbrain

O serviço se propõe a hospedar e organizar os arquivos utilizados na produção de animações. A todos os arquivos é atribuída uma versão, para que os animadores encontrem de maneira mais fácil o arquivo certo para trabalhar.

Depois de assistir ao vídeo de demonstração, fiquei impressionado com os recursos e as facilidades que uma ferramenta assim pode propiciar na produção de uma animação mais complexa. Principalmente se envolver o trabalho de várias pessoas. Essa é a lista de funções disponíveis:

Armazenamento de arquivos

Todos os arquivos da produção ficam armazenados em um servidor. Os usuários podem acessar os arquivos sem o perigo de acidentalmente apagar um arquivo. Também é possível saber quais usuários estão trabalhando nos arquivos.

Colaboração, revisão e aprovação de arquivos

O sistema controla as alterações realizadas pelos usuários, permitindo um controle preciso sobre as versões disponíveis. Um sistema de revisão permite que as alterações realizadas por um artista, sejam aprovadas por outras pessoas da equipe.

Controle de versão para arquivos e recursos

Um dos recursos que achei mais interessantes foi a possibilidade de visualizar um histórico com as alterações dos arquivos. Existe até uma ferramenta que permite fazer um arquivo voltar a um estado anterior.

Gerenciamento de projetos

O sistema permite gerenciar todos os aspectos de um projeto. Como as permissões de leitura ou alteração dos arquivos, para apenas alguns integrantes da equipe. Possibilidade de backup de vários arquivos ao mesmo tempo.

Interface totalmente visual

Claro que em se tratando de uma ferramenta para artistas, a interface precisaria ser totalmente visual. Caso você assista ao vídeo de demonstração ficará mais fácil perceber.

Aceita programação

Mesmo com todas essas ferramentas alguns estúdios gostam de criar ferramentas próprias para customizar tarefas ou ferramentas. O sistema aceita esse tipo de programação.

O sistema é compatível com as ferramentas 3d mais “famosas” como 3dsmax, maya e Softimage. Infelizmente não existe compatibilidade com o Blender! Mas então você pode estar se perguntando se é possível fazer alguma coisa parecida com isso no Blender? A reposta é sim!

Para utilizar esse tipo de recurso no Blender, pelo menos a parte de colaboração, podemos utilizar em projetos que envolvem equipes o ActiveCollab. Essa é uma ferramenta de gerenciamento de projetos e colaboração de código aberto.