Quem já trabalha com o Blender há algum tempo, sabe que o renderizador externo que melhor se integra ao fluxo de trabalho do próprio Blender é o YafRay. Mas nos últimos tempos o desenvolvimento do YafRay estava meio que parado ou literalmente parado. Foi ai que os desenvolvedores resolveram fazer uma renovação no código do programa para tentar revitalizá-lo.

O projeto ainda está engatinhando e por enquanto somente a versão 0.0.9 do YafRay é considerada estável. Mas um usuário chamado Mathias, está trabalhando em um novo núcleo para o YafRay, ou pelo menos tentando revitalizar o núcleo do programa. Essa nova “versão” do YafRay é chamada de Yaf(a)Ray ou YafaRay, que ainda está em fase experimental.

 

YafaRay

Autor da Imagem: quibodi

Apesar de ainda estar em fase experimental, os resultados que alguns usuários obtiveram com o Yaf(a)Ray são muito promissores, como é possível verificar nas imagens enviadas pelos usuários no fórum do YafRay. Outro tópico do fórum tem uma descrição do desenvolvimento do Yaf(a)Ray, que por enquanto não está integrado ao Blender.

Mesmo estando em desenvolvimento o YafaRay já tem documentação básica explicando o seu funcionamento:

Introdução e conceitos básicos (Inglês)

Tutorial (Inglês)

Assim que o YafaRay ficar mais estável podem esperar por um tutorial detalhado explicando o seu funcionamento. Como ele ainda não possui um Release Candidate, o melhor é aguardar até que fique mais estável para poder trabalhar melhor nele.

Até lá é interessante acompanhar as imagens produzidas por vários usuários com as versões de testes. Um dos usuários (enricocerica) está produzindo imagens de alta qualidade na iluminação. Veja uma delas:

YafaRay enricocerica

 

Autor da Imagem: enricocerica