Cada vez mais novos aplicativos estão sendo desenvolvidos para execução via Browser. Até agora as maiores noticias sobre aplicativos online estavam relacionadas a ferramentas para escritórios como editores de planilhas e processadores de texto. Pelo menos aparentemente as ferramentas gráfica estavam longe de ser uma realidade até pouco tempo atrás. Hoje já existem aplicativos online para edição de vídeo e semana passada eu comecei a utilizar um ilustrador online.

Cumulate Draw

 

Isso mesmo, agora existe até um ilustrador que roda direto no Browser! Antes que você atire pela janela o Illustrator, Corel Draw ou o Inkscape é importante salientar que a ferramenta ainda é muito limitada e não pode ser aplicada na criação de ilustrações profissionais. Nessa ferramenta da Cumulatelabs está inclusive faltando uma ferramenta mais sofisticada para desenho vetorial, que limita o sistema a apenas ilustrar fluxogramas, diagramas de redes e layouts com mobiliários.

As ilustrações criadas na ferramenta podem ser salvas em formatos como JPG, PNG, SVG e PDF. Para poder editar as ilustrações posteriormente o sistema permite gravar o conteúdo no formato MMD ou FMD.

Para falar um pouco mais sobre a ferramenta, gravei um vídeo em que comento algumas coisas relacionadas ao uso do sistema:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=M6lsGTBGWSY

Obs: O vídeo está com áudio.

Como comprei o Camtasia Studio para produzir o material das aulas que estou ministrando no http://eadallanbrito.com, sempre que for possível vou gravar um vídeo como esse para mostrar os recursos interessantes das ferramentas que eu comento no Blog.