Depois que a Adobe comprou a Macromedia, era mais do que claro que algumas ferramentas oferecidas pela Macromedia seriam extintas. Pois o Freehand MX é uma dessas ferramentas extintas. Ele não será mais desenvolvido, e foi oficialmente descontinuado. Acredito que mesmo sem a intervenção da Adobe, o futuro do Freehand estava fadado ao encerramento. Já que o desenvolvimento literalmente parou na versão MX.

Freehand

Assim que a Adobe comprou a Macromedia, um conflito de interesses se instalou. Como o Adobe Illustrator já estava sendo desenvolvido há anos e com uma enorme base de usuários, o Freehand teve os seus dias contados. Para os profissionais que ainda utilizam o Freehand, alguns pontos importantes devem ser levados em consideração na hora de realizar um Upgrade de hardware ou Software.

  • O Freehand não é compatível com o [BP:215]Windows Vista[/BP] (Fonte: Adobe)
  • O Freehand não é compatível com Mac`s com processadores Intel (Fonte: Adobe)

Então caso você ainda utilize a ferramenta para ilustração, tenha esses problemas de compatibilidade em mente quando for realizar um Upgrade. A própria Adobe está incentivando os usuários a migrar para o [BP:195]Illustrator CS3[/BP], com um desconto na aquisição da licença.

Antigamente havia um mercado até razoável para o Freehand, lembro que já ministrei vários cursos sobre ele e escrevi duas apostilas. Uma para a versão 10 e outra para a versão 11. Depois de certo tempo a procura por cursos literalmente parou.

Caso você queira conhecer um pouco mais da história da ferramenta, visite essa página para conhecer as Splash Screen`s do Freehand, desde a versão 1.0, quando ainda pertencia a empresa Aldus, até a sua última versão 11. Aproveite e confira as outras Splash`s e interfaces de software. Para quem já trabalha com informática há algum tempo, chega a ser até nostálgico ver novamente a interface de ícones como o Netscape Navigator 4.5 e outros novamente.

Freehand -> R.I.P