Uma pergunta que me fazem com freqüência: Qual a melhor placa de vídeo para computação gráfica? Bem, depois de ler a analise sobre a Quadro FX 5600 da NVIDIA, não resta mais dúvida. Essa é a placa! A análise foi publicada no Vfxworld.com, sendo conduzida por um animador chamado Bryan Hoff. Segundo o texto, essa placa trouxe um dos maiores avanços em termos de processamento gráfico nos últimos 20 anos.

Quadro FX 5600

O diferencial dessa placa está na GPU (Processador Gráfico), que pode ser programada para assumir algumas funções antes destinadas a CPU. Com essa nova tecnologia que permite programar o comportamento e distribuição das funções na placa utilizando C, algumas funções como cálculos de simulações físicas, fluidos e qualquer outro tipo de cálculo.

Segundo o artigo da Vfxworld, essa placa se integra perfeitamente a softwares como [BP:215]3ds Max[/BP], [BP:215]Maya[/BP], [BP:215]After Effects[/BP] e [BP:215]Premiere[/BP].

As placas que são vendidas no varejo, geralmente têm aplicação apenas para jogos, fezendo muito pouco ou quase nada pela produção de vídeos e outras tarefas pesadas, como simulações físicas e animação 3D. Então se for para investir pesado, recomendo uma placa como essa.

Claro que a parte inconveniente é o preço de apenas 2.900 dólares. Mas nem tudo está perdido! Afinal de contas o dólar está caindo! 🙂

Fonte: Vfxworld.com