O que um profissional que trabalha com

[BP:257]computação gráfica[/BP] seja ela 3D ou 2D, deve fazer quando o cliente solicita os arquivos originais de um projeto? Não está entendendo? Vou contextualizar melhor, imagine que você acabou de fazer uma animação para uma campanha publicitária. O cliente aprovou o produto final e todos estão felizes, mas na hora da entrega o cliente pergunta se junto com o [BP]DVD[/BP], você pode encaminhar os arquivos originais utilizados na produção? Os arquivos “.blend”, “.max”, “.lwo” e texturas. O que você faz?

Arquivos originais

Situação embaraçosa não é? Para piorar o problema, você ainda fica com medo de negar, para não perder o cliente. Afinal de contas, esse mesmo cliente pode encarar isso de maneira negativa, caso os arquivos não sejam entregues junto com o trabalho. Eu já passei por isso em algumas situações e digo que a melhor solução é se prevenir para evitar surpresas.

Antes de começar qualquer trabalho, acerte com o seu cliente esse detalhe. Será necessário entregar os arquivos originais? Caso seja, tenha em mente uma coisa, o cliente terá total poder para passar uma futura atualização para outra pessoa ou empresa no futuro. Nada garante que você será chamado para fazer as atualizações, no seu próprio trabalho.

Qual a solução? Na verdade, não há solução fácil. Adicionar algum detalhe ao arquivo que impossibilite ou dificulte o trabalho de outro artista, seria uma solução um tanto quanto mesquinha para não dizer anti-profissional. Uma solução que acredito ser a mais viável é entrar em acordo com o cliente, para que o valor pago pelo serviço seja um pouco maior, refletindo a entrega dos arquivos originais. Isso já seria uma forma de compensação pela incerteza de realizar as futuras atualizações no trabalho.

Mas isso só funciona quando é previamente combinado com o cliente, se você esquecer esse detalhe, poderá precisar abrir mão dos arquivos originais ou então encarar a possibilidade de perder o cliente, para futuros projetos. Caso alguém já tenha tido alguma experiência semelhante, pode compartilhar nos comentários. Esse tipo de problema é inevitável na nossa área de atuação, então é sempre bom estar preparado para lidar com isso.