Você já teve que fazer algum ajuste em fotografias ou até em renderizações, para deixar as linhas da fotografia paralelas? Pois existe uma ferramenta gratuita, chamada ShiftN. Com ela podemos pegar uma

[BP]fotografia[/BP], ajustar as proporções dessa foto até que as suas linhas fiquem perfeitamente paralelas. Podemos até utilizar isso para fazer essas correções em renderizações. Eu fiz um teste aqui com uma imagem renderizada e realmente funciona! Para as pessoas que quiserem fazer o download para testar, apesar da página do programa estar em alemão, os menus da ferramenta são em inglês, então não será problema utilizar. São apenas 1.2 MB, apenas para Windows.

ShiftN

Assim que a ferramenta for instalada, abrimos a imagem para poder fazer a correção. Uma limitação da ferramenta é não suportar imagens no formato PNG. Caso você queira testar a ferramenta com uma imagem renderizada, tenha certeza que o formato dela é JPG, TIF ou BMP. A interface da ferramenta é super simples, com apenas alguns botões na parte superior, além dos menus.

ShiftN

Escolhi a opção de ajuste automático, com o botão Automatic Correction. Assim que pressionados ele, o próprio software fará uma varredura na imagem, tentando encontrar as linhas que não estão paralelas. Veja que o resultado não fica ruim, mas teremos alguma perda na imagem, já que a parte inferior fica distorcida. A imagem precisará de alguns retoques em editores de imagem.

ShiftN - Correção

Caso você queira fazer ajustes mais manuais, pressione o botão Adjust Correction para utilizar o menu de edição. Assim podemos controlar o ângulo de abertura e até a rotação da imagem. Para finalizar é só salvar a imagem editada com um novo nome.

ShiftN