Depois de passar um tempo sem atualizar o curso, ontem a noite consegui publicar mais uma aula para o curso de SketchUp 6

[BP:215]Maquetes eletrônicas[/BP], foram 2 semanas de intervalo entre a última atualização do curso e a publicação dessa segunda aula. Mas as coisas já estão voltando ao normal, essa semana mesmo estou publicando a aula 03. A aula 02 é focada na transformação e manipulação de objetos no SketchUp. Essas transformações nos ajudam a alterar os objetos da melhor maneira possível. Esse é um breve resumo dos tópicos abordados na aula:

  • Push-Pull: Essa ferramenta no SketchUp é o equivalente ao Extrude nas demais ferramentas 3D, com ela podemos desenhar uma forma 2D ou selecionar uma face, para criar um sólido 3D.
  • Mover e rotacionar: O próprio nome já diz, aqui aprendemos como mover e rotacionar objetos e faces no SketchUp.
  • Escala: Nessa opção aprendemos a utilizar a ferramenta Escala, com a qual podemos alterar o tamanho dos objetos no SketchUp.
  • Copiar objetos: Aqui aprendemos as maneiras utilizadas pelo SketchUp para copiar objetos, seja usando a ferramenta move ou rotate.
  • Medindo objetos: Uma parte importante na modelagem arquitetônica é manter o controle sobre a proporção dos modelos 3D. O SketchUp oferece uma série de ferramentas, para medir distâncias entre pontos e arestas. Assim podemos controlar melhor as proporções dos nossos modelos.

Para finalizar essa aula, temos um exercício de modelagem. No exercício, um modelo 3D é apresentado em três imagens diferentes. Você deve tentar reproduzir esse modelo 3D da melhor maneira possível no SketchUp. Utilize as ferramentas que já foram apresentadas no curso para produzir o modelo. Depois que tudo estiver pronto, você publica o arquivo no sistema para que eu possa corrigir e atribuir uma nota. Lembre que o objetivo do exercício é apenas testar os seus conhecimentos, adquiridos no curso. Assim eu posso fazer um acompanhamento melhor, do seu progresso e até mandar sugestões para tentar melhorar os trabalhos.

Para os curiosos, o exercício dessa aula é esse:

SketchUp

Como essa ainda é a segunda aula, então o modelo ainda não é muito complexo. Na medida em que formos avançando no curso, as coisas vão ficar mais complicadas. Ficou interessado em fazer o curso? Visite eadallanbrito.com, para começar a fazer o curso gratuito de SketchUp 6.