Hoje atualizei o curso gratuito de SketchUp que estou ministrando no meu ambiente de ensino a distância, a aula 03 foi adicionada. Para quem não conhece, o SketchUp é voltado para a criação de [BP:215]maquetes eletrônicas[/BP], sendo totalmente gratuito. Existe uma versão chamada SketchUp PRO, que é paga, mas no curso não utilizamos os recursos existentes nessa versão.

O objetivo dessa aula é continuar mostrando as ferramentas de modelagem do SketchUp, assim como apresentar mais um exercício prático para fixação dos conteúdos. Dessa vez são quatro vídeos, mas com uma duração um pouco mais longa.

SketchUp aula 03 - Curso gratuito

Esses são os tópicos abordados, com suas respectivas descrições:

  • Follow Me: Essa é uma ferramenta de modelagem que consegue utilizar o Push/Pull do SketchUp em conjunto com linhas 2D. Funciona assim, primeiro desenhamos uma forma 2D como um quadrado e depois criamos uma linha. Podemos criar uma extrusão nessa forma 2D que acompanhe a linha. Seria algum como uma extrusão por caminho.
  • Interseção: Aqui temos uma ferramenta semelhante às existentes nas operações booleanas em outras suítes 3D.
  • Anotações em texto: O SketchUp é usado para desenvolver projetos, além de fazer a parte de apresentação. Para auxiliar nessa tarefa, às vezes precisamos adicionar textos aos nossos estudos, para fazer anotações e lembretes sobre a volumetria. Com essa ferramenta podemos adicionar esses textos em 3D, para que a qualquer momento e de qualquer ângulo, possamos visualizar essas anotações.

O tempo total de vídeo para essa aula é de aproximadamente 18 minutos. O curso todo já passou de uma hora de vídeo no total.

Para encerrar a aula e fixar melhor os assuntos abordados, no final é proposto um exercício de modelagem que está inclusive servindo como ilustração desse artigo. Pode parecer simples, mas a idéia é fixar os assuntos abordados, principalmente o Follow Me.

Acredito que até a próxima semana consigo terminar de gravar as últimas duas aulas do curso, para finalizar esse módulo. Assim já posso partir para curso seguinte, que ainda não está definido. Mas que provavelmente vai envolver o uso do Blender ou do Inkscape.

Ainda não está fazendo o curso? Então visite o eadallanbrito.com e se inscreva para fazer o curso.