Para nós que não tivemos como ir visitar a Siggraph em San Diego, só nos resta acompanhar as novidades da feira com os vídeos divulgados na internet. Um desses vídeos, muito interessante por sinal foi lançado pela equipe da Softimage. Claro que o maior destaque do vídeo é a participação do Softimage e os produtos relacionados a ele na feira, mas mesmo assim, existem várias coisas interessantes para observar, como os depoimentos dos voluntários as demonstrações de novos recursos do próprio Softimage XSI.

O tour está dividido em três vídeos, vamos ver o primeiro:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=duPyO5Nr860

Primeiro vídeo

Esse primeiro vídeo começa com algumas imagens da própria San Diego, depois corta para imagens aleatórias da feira e de alguns eventos. Em seguida aparecem alguns depoimentos de voluntários, que trabalham na organização. Eles contam como é importante participar desse tipo de evento para conhecer novas técnicas e tecnologias, além de fazer contato com outros profissionais.

Na parte final do vídeo um evento chamado Production Challenge, que mostra o processo de produção de uma animação usando o XSI. Tudo isso na frente de uma platéia.

Vamos ao segundo vídeo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DeGQap5NgbA

Segundo vídeo

Aqui temos uma introdução com algumas imagens do pavilhão, e do stand de algumas empresas parceiras da Softimage. Algumas imagens internas, do cinema em que foram exibidas algumas animações no festival existente na feira, reparem na pequena fila.

Depois eles falam sobre alguns produtos que estão fazendo sucesso e que foram desenvolvidos com o XSI. Claro que eles aproveitam para falar sobre o lançamento do Softimage XSI 6.5, que agora vem acompanhando de vários recursos avançados em um pacote único. Assim você não precisa adquirir várias versões da mesma ferramenta para usar os recursos avançados.

Para finalizar o vídeo, temos uma aparição de Syd Mead, que foi designer do [BP:257]Blade Runner[/BP]. Essa eu não entendi, eles tinham Softimage naquela época? Acho que deve ter sido só uma participação especial.

Vamos ao terceiro vídeo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HfyjM9XghG8

Terceiro vídeo

Entre os três, esse é o vídeo mais interessante! O vídeo começa fazendo um comentário sobre os eventos no stand da Softimage, depois falando sobre alguns novos recursos que estão sendo planejados para as próximas versões do Softimage.

Agora é que vem uma parte interessante, dois integrantes do Blur Studio estavam no stand da Softimage mostrando algumas imagens, da produção do seu último curta A Gentlemen`s Duel. Claro que eles comentam como foi fácil fazer a transição para o XSI, que agora é a principal ferramenta de produção do estúdio. Depois a equipe de desenvolvimento da Pixar, comenta os avanços e novidades do RenderMan.

Mais um parceiro da Softimage aparece no final, mostrando o seu sistema de captura de movimento. Depois no final, uma empresa chamada Digital Tutors, fala sobre os seus treinamentos para o XSI.

Espero que com a pequena descrição dos vídeos fique mais fácil de assistir, já que nenhum deles conta com legendas. Caso você tenha ficado com vontade de visitar a feira, mas não teve como ir, o vídeo ajuda a matar a curiosidade.