Já pensou como seria bom, se existisse um canal de TV dedicado só a computação gráfica e efeitos especiais? Não sei quanto a você, mas eu acharia ótimo. Ainda não existe uma emissora de TV que apostou nisso, mas o pessoal do fxguide.com está lançando alguns programas em formato de TV, voltados especificamente a essa área. O nome do programa? Ele se chama fxguide TV, estando disponível de maneira gratuita no portal deles que é o fxguide.com.

FXguide TV

Até agora já existem 4 episódios do programa, abordando assuntos variados. Antes que você se anime para assistir, devo avisar que os arquivos estão no formato Quicktime e com resolução razoável (720p). Arquivos quicktime com essa resolução, geralmente exigem um pouco mais do computador, para que possam ser reproduzidos sem perda de desempenho.

Esses são os assuntos abordados nos 4 episódios disponíveis até agora:

  • Episódio 01: Entrevista com a equipe de efeitos especiais que trabalhou no Homem-aranha 3, com destaque para os efeitos especiais do Homem-areia. No final desse episódio, alguns dos novos recursos do After Effects CS3 são mostrados, com destaque para a ferramenta shape layers.
  • Episódio 02: Aqui o tema principal é o impacto dos prazos cada vez menores na produção de efeitos para filmes, abordando as conseqüências para as produtoras. Para finalizar, a ferramenta Vanishing point do After Effects CS3 é mostrada. Para quem lembra, já mostrei essa ferramenta aqui no Blog, eles fazem uma análise semelhante.
  • Episódio 03: Esse episódio faz uma abordagem sobre um congresso de efeitos visuais, chamado de VES. Para finalizar, existe uma análise de uma câmera da Sony.
  • Episódio 04: Aqui é feita uma análise sobre a criação de modelos 3D para jogos, com o pessoal da Activision. No final do episódio, as técnicas para pintura de paisagens no [BP:215]Photoshop[/BP] são abordadas, com algumas dicas interessantes.

Cada episódio tem aproximadamente 10 minutos de duração, então se você tem curiosidade sobre algum dos assuntos abordados acima, visite o endereço: fxguide TV. Faça o download e fique atualizado nesses assuntos. Se você usa o Itunes, pode até assinar os episódios, para que o próprio Itunes faça o download automático.