Provavelmente você já trabalhou em um projeto que precisava de várias texturas diferentes, e com resoluções consideráveis. Uma boa biblioteca de texturas é fundamental para qualquer artista 3D, que queira ficar preparado para projetos emergenciais. Ontem escrevi um artigo na Blendernation falando sobre um web site, chamado texturearchive.com, que oferece texturas gratuitas em alta resolução. Fora esse web site que já é ótimo, os leitores indicaram mais alguns repositórios com texturas gratuitas nos comentários. Antes de falar sobre os outros, explicarei como funciona o serviço do TextureArchive, apesar de ser gratuito tem uma limitação nos downloads mensais.

Como funciona? Para fazer o download das texturas é necessário fazer um cadastro, que quando estiver concluído vai garantir para o seu usuário uma quantidade de créditos para o download. Esses créditos são chamados de tokens, com os 1000 tokens iniciais é possível começar a fazer download de texturas, mas quando esses tokens chegarem à zero será necessário esperar o próximo mês para ganhar mais. Eles são adicionados automaticamente, não é necessário fazer nada.

Textura Pedra

A resolução dos arquivos também é muito boa, as texturas marcadas como pequenas têm aproximadamente 2500 pixels de largura! Essas são as pequenas!

As texturas estão divididas em categorias e subcategorias:

  • Texturas para arquitetura
    • Texturas de portas
    • Texturas para muros
    • Texturas para telhados
  • Texturas de tijolos
  • Texturas de tecidos
  • Texturas de metais
  • Texturas de madeira
  • Texturas de pedra

Se você costuma fazer

[BP:215]maquetes eletrônicas[/BP], recomendo visitar a biblioteca de texturas deles, será um recurso muito valioso. Um tipo de textura que não é encontrada com freqüência, mas faz parte da biblioteca deles são mapas do tipo UV Grid. Esses são aqueles mapas que parecem uma toalha de mesa xadrez, que servem para testar o mapeamento UV de um objeto. Se você fazia esse tipo de mapa no [BP:215]Gimp[/BP] ou [BP:215]Photoshop[/BP], aproveite para fazer o download de vários mapas desses, totalmente prontos e em alta resolução!

UV Grid

Visite o texturearchive.com, para se cadastrar e começar a fazer o download das texturas.

Caso você queira conferir outros web sites que oferecem texturas gratuitas para download, visite esses endereços:

Os dois últimos links são para repositórios de fotografias, que podem ser muito bem usadas como texturas. Tudo vai depender da fotografia e as necessidades do projeto.