Mesmo que o nome não seja muito usado e bem visto por designer, usar clip-arts em documentos às vezes é inevitável. Imagine você naquela situação em que precisa entregar um documento ou uma apresentação em slides, precisando ilustrar alguma idéia ou conceito, mas não possui nenhuma fotografia que represente o que você quer mostrar. A solução é recorrer a alguma biblioteca de clip-art.

Da mesma maneira que fazemos com a modelagem 3D, em que os artistas armazenam e organizam uma série de modelos prontos, principalmente de mobiliário, os ilustradores precisam também armazenar ilustrações 2D. Já faz um tempo que publiquei um artigo, falado sobre uma biblioteca gratuita de vetores e ilustrações. Outra opção muito interessante é a Open Clip Art Library, que oferece vários vetores 2D para download gratuito.

Open Clip Art - Inkscape

Existe uma grande quantidade de ilustrações disponível lá, todas no formato SVG. Esse é um formato vetorial muito usado em ilustrações e que um dia, quem sabe, será usado como padrão para ilustrações 2D na Web. Pelo menos antigamente, era impossível abrir arquivos SVG no Internet Explorer, mas o Firefox consegue exibir as ilustrações sem nenhuma restrição.

Para facilitar a pesquisa dentro do sistema, o Open Clip Art, organiza os arquivos usando Tags. Então para encontrar uma ilustração sobre um determinado assunto, entre na área Clip Art e depois clique sobre a palavra que representa o assunto desejado. Tentei usar a caixa de pesquisa, mas os resultados não foram tão precisos, prefira as Tags para encontrar as ilustrações.

Também podemos usar os arquivos SVG, com ferramentas de ilustração e editoração eletrônica. No InkScape a compatibilidade é total, até porque ele salva os seus arquivos no formato SVG. Outras ferramentas compatíveis com esse formato; Corel Draw,

[BP:215]Adobe Indesign[/BP], Adobe Illustrator e Scribus.

Caso o seu software não seja compatível com esse tipo de arquivo, podemos facilmente converter essas ilustrações no formato PNG. Para isso, abra o arquivo no Inkscape e depois acesse o menu file e escolha a opção export. Como tipo de arquivo, escolha a opção PNG e a ilustração será convertida para esse formato.