Uma pergunta que sempre recebo por e-mail ou no curso de Audacity, que organizei no início do semestre está relacionado à remoção de ruídos ou defeitos em arquivos de áudio. Não é necessário possuir uma ferramenta como o Cubase para fazer esse tipo de edição, o Audacity pode chegar a resultados excelentes. Lembre sempre que mesmo com os mais modernos softwares é muito difícil e trabalhoso filtrar os ruídos de um arquivo de áudio digital, principalmente se ele estiver com os seus canais mixados. Isso mesmo, muita gente acha que é só conseguir um arquivo de áudio para milagrosamente, separar os vocais e instrumentos musicais em faixas diferentes. Não é assim que funciona, se fosse fácil assim, ninguém usava estúdio para gravar!

No Audacity, podemos remover ruídos ou defeitos no espectro do som com a ferramenta envelope de maneira muito fácil.

Audacity - Interface

Geralmente identificamos um ruído ou defeito no som, com uma disparidade no espectro. Veja a imagem abaixo, em que encontramos um trecho de um arquivo de áudio, no espectro vemos que uma parte do som apresenta uma variação grande.

Audacity - Ruído

Com o envelope, podemos reduzir o volume dessa área para minimizar o efeito e quem sabe até remover o ruído. Para começar a usar a ferramenta, precisamos clicar no ícone correspondente ou então, pressionar a tecla de atalho F2. Quando fizermos isso, uma linha azul aparecerá na parte superior e inferior do canal de som, indicando que o envelope está ativo.

Audacity - Envelope

Agora precisamos apenas clicar sobre essa linha azul, pode ser tanto na parte superior como inferior, depois que clicamos um ponto branco aparecerá. Esse ponto demarca uma área da linha que pode ser deformada.

Audacity - Envelope faixa de volume

Clique sobre esses pontos brancos e arraste o mouse para baixo, de maneira a comprimir a área que possui maior disparidade no espectro. Talvez seja necessário criar vários pontos para deformar o gráfico. Caso você não esteja entendendo o que está acontecendo aqui; com essa ferramenta, podemos manipular o volume do áudio de maneira visual.

Audacity - Envelope

Essa é uma das maneiras de fazer isso com o Audacity. Para uma segunda opção, podemos usar o efeito Remover Ruído.

Audacity - Efeitos

Para usar essa ferramenta precisamos realizar duas seleções, primeiro selecionamos um trecho do áudio com o ruído e depois o trecho completo que queremos editar. Vou selecionar apenas o trecho inicial do arquivo de áudio, contendo um pouco de ruído. Depois que ele estiver selecionado, aciono o menu Efeitos -> Remover Ruído. No menu, aciono o botão Perceber perfil do ruído. A janela do efeito vai fechar, mas não se preocupe isso é normal. Agora o Audacity identificou o ruído presente no arquivo.

Audacity - Efeitos perceber ruído

Agora que temos o ruído identificado, selecione todo o trecho que precisa ser alterado e acione o efeito novamente. Clique no botão Remover ruído para que o arquivo seja processado e o ruído removido.

Audacity - Efeitos remover ruído

Podemos ainda escolher o nível de sensibilidade da ferramenta, com o seletor posicionado na parte inferior do menu. Arrastar esse indicador para a direita remove mais ruído e para a esquerda menos. Caso você não tenha certeza da quantidade, faça o seu ajuste e pressione o botão preview. O som será reproduzido com o ruído removido, para que você possa avaliar a sensibilidade da ferramenta.

Pronto! Agora você só precisa exportar o seu arquivo de áudio para um formato como MP3 ou WAV para aproveitar o som sem nenhum ruído.