Você já tentou fazer uma pintura digital no Photoshop ou Gimp? Ainda por cima sem uma tablet? Isso pode até se transformar em um exercício de paciência, mas é possível. Produzir esse tipo de material pode se transformar em uma verdadeira cruzada sem a ferramenta certa. Entre as ferramentas de pintura mais famosas temos o Painter da Corel, que por sinal é um dos únicos produtos da Corel que é largamente aceito no meio profissional. Isso mesmo, para aqueles que acham que o

[BP:215]Corel Draw[/BP] é um ótimo programa, ele deixa muito a desejar, principalmente no gerenciamento de cores para impressão.

Artrage Interface

Para as pessoas que não precisam fazer pinturas mais sofisticadas, com o Painter, existe também uma excelente ferramenta chamada ArtRage, que tem um módulo totalmente gratuito para download. Até mesmo o curso da versão Full que é de apenas 25 dólares é bem atrativa, mas só o fato de oferecer uma versão gratuita para qualquer pessoa usar, já é um grande atrativo.

O ArtRage oferece opções de pintura com pincéis do tipo: óleo, aerógrafo, lápis, giz e outros. Fora as ferramentas de pintura, ainda existem opções para manipulação de fotografias reais. Por exemplo, podemos pegar uma foto e trabalhar sobre ela para transformar em uma pintura. Que fique bem claro, que aqui não será usado nenhum filtro para fazer o trabalho teremos sim que pintar e trabalhar sobre a imagem.

Qual a diferença da versão Full para a versão gratuita? A versão gratuita não oferece os seguintes recursos:

  • Suporte a camadas
  • Suporte a arquivos PSD (Photoshop)
  • Salvar conjuntos de cores personalizadas
  • Redimensionar e cortar pinturas

Esses são os recursos disponíveis apenas na versão Full, que é paga. Se interessou pelo ArtRage? Ele está atualmente na sua versão 2.5. Para fazer o download, visite o web site da Ambient Design. Caso você queira trabalhar com uma tablet ou mesa digitalizadora, essa é a ferramenta certa!

Para que você não vá fazer o download sem antes conferir o que a ferramenta faz, selecionei esse vídeo que mostra o processo de pintura com o ArtRage. Claro que o artista está usando uma tablet para ajudar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=L4Qxn_n-GAI