[optin-monster-shortcode id=”t1cm1lmimj06hoirt9br”]

Além da modelagem 3D, existe outra atividade na computação gráfica que demanda uma boa biblioteca de modelos ou ilustrações, para otimizar o processo de produção. Essa atividade é o desenho técnico em ferramentas de CAD, como o famoso AutoCAD. Tentar desenhar qualquer projeto no AutoCAD, sem uma boa biblioteca dos chamados blocos, pode ser uma atividade frustrante! Somente com os blocos, conseguimos humanizar os desenhos técnicos, com detalhes como mobiliário e escalas humanas. Ainda são raros os web sites que oferecem uma grande quantidade de blocos 2D, para essa finalidade.

Blocos 2D para AutoCAD

Um dos melhores recursos que conheço é o CAD Blocos, que oferece vários blocos gratuitos para usar no AutoCAD, ou qualquer ferramenta que aceite arquivos vetoriais, nos formatos DWG e DXF. Além de oferecer arquivos para download gratuito, também é possível comprar um CD com blocos 2D e 3D para AutoCAD.

Existe até um CD com blocos difíceis de encontrar até mesmo na internet, que são os blocos para Corel Draw. Isso mesmo, de acordo com a descrição da página os blocos são voltados para uso em visualização arquitetônica. Para as pessoas que estão interessadas em trabalhas com aquelas famosas plantas decoradas, pode ser uma boa compra. Nunca vi nenhuma planta dessas sendo desenhada no Corel, a maioria dos profissionais que conheço, trabalham apenas com o [BP:215]Photoshop[/BP] para criar esse tipo de material.

Voltando aos blocos de CAD, eles estão classificados em categorias para facilitar a pesquisa. Algumas das categorias presentes:

  • Pessoas
  • Mobiliário
  • Vegetação
  • Equipamentos Urbanos
  • Padrões Hatch
  • Banheiros

Antigamente não era possível fazer pesquisas por um bloco específico, mas agora existe uma caixa de pesquisa do Google, que facilita muito o trabalho de pesquisa. Por exemplo, digitando a palavra “sanitario”, veremos apenas os blocos que contém esse tipo de objeto.

Podemos usar esses blocos no InkScape? Bem, para fazer isso precisaremos converter os arquivos para o formato SVG. Infelizmente os arquivos estão disponíveis apenas no formato DWG, que não é compatível com o InkScape. Existe até uma ferramenta chamada DWG to SVG Converter MX, mas ela é paga. Então para as pessoas interessadas, a solução por enquanto é desenhar os blocos novamente ou comprar o conversor. Alguém conhece uma ferramenta open source que faz essa conversão?