O 3ds max está para ganhar uma ferramenta que elabora materiais com base na composição de nós, de maneira muito semelhante ao que já acontece com ferramentas como o Maya e Blender. Sim, isso mesmo! O Blender possui essa funcionalidade e o 3ds Max ainda não! Deixando a rivalidade de lado, uma ferramenta chamada NodeJoe, promete trazer toda a facilidade do editor de nós para a criação de materiais e texturas no Max. Por enquanto a ferramenta ainda está em desenvolvimento, estando na sua versão beta 0.86, mas essa pode ser a oportunidade para que você conheça essa ferramenta.

NodeJoe - 3ds max - Node editor

A versão beta é gratuita para download, mas os desenvolvedores já avisam na página inicial, que as pessoas interessadas em testar a ferramenta, devem fazê-lo por sua própria conta e risco. Não há garantias que a ferramenta funcione corretamente.

O que a ferramenta oferece? Esse texto, foi retirado da página do desenvolvedor, apenas estou traduzindo:

  • Interface limpa e intuitiva, semelhante a do próprio 3ds Max
  • O uso da ferramenta é bastante simples, necessitando de pouco treinamento para a criação de materiais complexos
  • Podemos configurar atalhos de teclado para o NodeJoe de maneira fácil
  • A ferramenta é compatível com todos os materiais existentes no Max, até os provenientes de ferramentas externas como Mental Ray e V-Ray.
  • Não existe limitação para o número de materiais que o NodeJode pode manipular.
  • O layout dos nós é salvo diretamente dentro do arquivo com extensão .MAX.
  • Podemos interagir com a interface do Max, arrastando materiais para dentro e fora da janela do NodeJoe. Assim é possível adicionar de maneira fácil um material pré-existente a estrutura de nós.

A ferramenta será compatível com todas as versões do [BP:215]3ds Max[/BP], superiores a versão 6.

Esses são só alguns dos recursos disponíveis na ferramenta, provavelmente até o lançamento estejam disponíveis mais recursos.

O problema agora é fazer os usuários compreenderem o funcionamento dos nós! A grande maioria das pessoas usa a técnica da tentativa e erro, para criar os materiais e texturas com nós. Desse jeito, a criação de materiais com esse método será sempre experimental.