Como todos já devem estar cientes, o uso de ferramentas online é um caminho inevitável para a grande maioria das empresas. Claro que ainda levará algum tempo até que as ferramentas online ofereçam as mesmas funcionalidades e capacidade de processamento das ferramentas de desktop. A Adobe está desenvolvendo uma versão do Photoshop que será executado, diretamente via navegador.

Essa versão irá se chamar Photoshop Express, sendo a ferramenta totalmente independente do Photoshop CS3 ou Photoshop Elements. A quantidade de recursos presentes nessa versão do Photoshop será limitada, permitindo fazer pequenos ajustes e edições em fotografias, principalmente as voltadas para a Web. Quem sabe a Adobe não planeja fazer uma integração com serviços online de hospedagem como o Flickr.

Ficou curioso? Pois essa versão do Photoshop ainda não está disponível para os usuários, mas a Adobe liberou uma imagem da interface:

Photoshop Express

Como você pode perceber, a interface lembra muito o Adobe Lightroom, não só pelas cores, mas também pela organização. Temos duas colunas nas laterais, para as ferramentas e menus. Claro que ainda falta mostrar muita coisa, provavelmente essa interface até mude. Mas o esquema de cores provavelmente permanece, já que foi provado que esse fundo escuro proporciona um contraste muito bom para edição de fotografias.

Se você não tem muita intimidade com o Photoshop, pode ficar tranqüilo, segundo as pessoas que participam do desenvolvimento da ferramenta, toda organização das ferramentas e interface, será direcionada a pessoas sem nenhuma experiência prévia com o Photoshop.

Tudo isso só está sendo possível graças à tecnologia Flash, que agora pertence a Adobe. Assim como o Photoshop, outra ferramenta está ganhando uma versão online, o Premiere também terá uma versão Express, voltada a usuários de sistemas de vídeo online, como o YouTube.

O Premiere Express também está em desenvolvimento, mas provavelmente vai angariar muitos usuários, principalmente se a integração com serviços de vídeo for fácil.

Caso você queira saber mais sobre essas ferramentas, leia esse artigo no Blog de John Hack na própria Adobe.

Assim que aparecer alguma novidade sobre o Photoshop Express ou Premiere Express eu publico aqui!