Biblioteca de materiais gratuitos para V-Ray

Quando estamos produzindo maquetes eletrônicas é sempre bom, reunir o maior número de recursos possíveis para agilizar o processo de produção. Esses recursos envolvem uma boa biblioteca de materiais, vegetação, texturas e agora materiais também. Se você é usuário do V-Ray, seja ele no 3ds Max, SketchUp, Rhino ou futuramente do Maya. Agora existe uma biblioteca de materiais gratuitos para o V-Ray na Web. Iniciativa de uma comunidade de usuários do próprio V-Ray, sem nenhum relacionamento com os desenvolvedores.

Biblioteca de materiais para VRAY

A quantidade de materiais disponíveis é enorme, pelos meus cálculos chega a quase 1000 materiais disponíveis. O mais interessante é que os organizadores dessa biblioteca resolveram criar uma estrutura semelhante a uma rede social, em que os artistas podem enviar os seus próprios materiais e fazer avaliações e comentários sobre os materiais de outras pessoas. Assim, podemos escolher entre os vários materiais que representam granito, o que está mais bem avaliado pela comunidade de usuários, sem perder muito tempo.

Os materiais da biblioteca estão distribuídos nas seguintes categorias:

  • Arquitetura
  • Automóveis
  • Roupas
  • Comida
  • Vidro
  • Líquidos
  • Metais
  • Orgânicos
  • Outros
  • Plásticos
  • SubSurface Scattering (SSS)
  • Efeitos especiais
  • Pedras
  • Transparentes
  • Sem realismo
  • V-Ray 1.5
  • V-Ray fur
  • Madeira

Só pela quantidade de categorias já é possível ter uma idéia da diversidade. Depois de analisar com mais calma a biblioteca, descobri outro recurso disponibilizado lá muito interessante também. Todos os materiais cadastrados possuem uma indicação, para o tempo de render estimado para o modelo que é usado como Template para o upload. Assim como o hardware utilizado pelo artista para gerar a imagem.

Então podemos fazer uma comparação, se um modelo simples como é o utilizado para as imagens da biblioteca, levou 10 minutos para renderizar em um computador com 2 gigas de RAM. Isso quer dizer que, qualquer configuração inferior a essa e com superfícies mais complexas, levará uma infinidade para renderizar. Ótima idéia!

Se você ficou curioso para conhecer essa biblioteca, visite o vray-materials.de aqui.

Caso você não use o V-Ray, pode tentar usar essa biblioteca como referência para tentar reproduzir os mesmos materiais no YafRay e Blender. Alguns materiais são difíceis de reproduzir no YafRay, mas vale a pena tentar, no mínimo será uma boa fonte de estudos.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

19 comentários sobre “Biblioteca de materiais gratuitos para V-Ray”

  1. Na realidade os materiais deste site são para o V-Ray do 3DMax, para utilizá-los no sketchup é necessário convertê-los (e até onde sei o programa de conversão ainda não existe em versão stand-alone ou para Sketchup)

    Abraços

  2. Oi, boa tarde
    Allan, vc poderia me informar como adquirir o VRay, vou em buscas no google e não encontro nada, apenas plugin p/ materiais.
    grato
    Gilberto Maillard
    Arquiteto

  3. Necessito de ajuda, tenho a bibliotec full do Vray e não sei como usar…sei bem no flamingo…

    Como faço para importar novos materiais no Vray ???
    Como faço para ver minha biblioteca no Rhino, é igual como se faz no Flamingo???

    obrigado..!!

  4. Boa tarde Allan..
    Tenho uma dúvida sobre o AutoCAD. Aonde estão os mais de 300 materiais na biblioteca de materiais do AutoCAD 2009?Encontrei alguns na “Tool Palettes”, mas são poucos.

  5. Cara e o seguinte, ainda nao consigo add o material para que a imagem fique perfeita como faço favor manda respostas para o meu e-mail.

    meu primo e fera num se vcs ja ouviram falar em Bruno Martins de natal rn.

    abraços!!

  6. aonde posso ir buscar ir buscar todo o tipo de materiais para o sketchup 8??? por favor ajuda senao nao consigo fazer nada obrigado disse:

    agradecia muito se me pudesses dizer como arranjar os materiais obrigado

  7. Allan você poderia me ajudar a encontrar aonde posso encontrar material do flamingo não consigo encontrar.
    O unico material que achei foi pro flamingo nxt , mas não é compativel com o 1.1 não sei se voce usa este render bom não sei se ele se aplica a outro software a não ser no rhino bom é isso muito obrigado pela a tenção
    ps meu email é pablorhinoceros@gmail.com

  8. Olá Allan,

    Adoro suas postagens, trabalho com alguns softweres. Leio sempre que tenho tempo seus tutorias.
    Você pode me passar o endereço para fazer download das bibliotecas do vray?E se não for pedir muito, vc me passa tutoriais do SKindigo tb/

    Abraço.

  9. Olá Allan. Já existe alguma maneira de utilizar os materiais disponíveis no site do Vray no Sketchup?
    Se não, onde consigo uma biblioteca de materiais do Vray para Sketchup?
    Obrigado.

  10. Entrei no site indicado aqui, fiz o registro, recebi o email de confirmação e confirmei!
    Mas não consigo fazer o login; alguém teve este problema?

  11. Tive o mesmo problema que o Marcelo C. Entrei no site, fiz o cadastro mas na hora de fazer o login nao da, diz que ta errado. E pelo que me pareceu esses materiais sao para 3D max..será que voce nao teria uma biblioteca para o sktchup??

  12. Como posso aplicar pastilhas tipo 5 x 5 e renderizar no vray e obter o efeito real da pastilha? Forte abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *