Quando estamos produzindo maquetes eletrônicas é sempre bom, reunir o maior número de recursos possíveis para agilizar o processo de produção. Esses recursos envolvem uma boa biblioteca de materiais, vegetação, texturas e agora materiais também. Se você é usuário do V-Ray, seja ele no 3ds Max, SketchUp, Rhino ou futuramente do Maya. Agora existe uma biblioteca de materiais gratuitos para o V-Ray na Web. Iniciativa de uma comunidade de usuários do próprio V-Ray, sem nenhum relacionamento com os desenvolvedores.

Biblioteca de materiais para VRAY

A quantidade de materiais disponíveis é enorme, pelos meus cálculos chega a quase 1000 materiais disponíveis. O mais interessante é que os organizadores dessa biblioteca resolveram criar uma estrutura semelhante a uma rede social, em que os artistas podem enviar os seus próprios materiais e fazer avaliações e comentários sobre os materiais de outras pessoas. Assim, podemos escolher entre os vários materiais que representam granito, o que está mais bem avaliado pela comunidade de usuários, sem perder muito tempo.

Os materiais da biblioteca estão distribuídos nas seguintes categorias:

  • Arquitetura
  • Automóveis
  • Roupas
  • Comida
  • Vidro
  • Líquidos
  • Metais
  • Orgânicos
  • Outros
  • Plásticos
  • SubSurface Scattering (SSS)
  • Efeitos especiais
  • Pedras
  • Transparentes
  • Sem realismo
  • V-Ray 1.5
  • V-Ray fur
  • Madeira

Só pela quantidade de categorias já é possível ter uma idéia da diversidade. Depois de analisar com mais calma a biblioteca, descobri outro recurso disponibilizado lá muito interessante também. Todos os materiais cadastrados possuem uma indicação, para o tempo de render estimado para o modelo que é usado como Template para o upload. Assim como o hardware utilizado pelo artista para gerar a imagem.

Então podemos fazer uma comparação, se um modelo simples como é o utilizado para as imagens da biblioteca, levou 10 minutos para renderizar em um computador com 2 gigas de RAM. Isso quer dizer que, qualquer configuração inferior a essa e com superfícies mais complexas, levará uma infinidade para renderizar. Ótima idéia!

Se você ficou curioso para conhecer essa biblioteca, visite o vray-materials.de aqui.

Caso você não use o V-Ray, pode tentar usar essa biblioteca como referência para tentar reproduzir os mesmos materiais no YafRay e Blender. Alguns materiais são difíceis de reproduzir no YafRay, mas vale a pena tentar, no mínimo será uma boa fonte de estudos.