Caso você esteja interessado em aprender a usar o V-Ray, ou mesmo que já utilize a ferramenta há algum tempo. Mas pretende conhecer mais sobre as configurações, dos materiais e shaders do V-Ray, o CGArena publicou um tutorial em vídeo, mostrando como configurar os shaders do V-Ray no 3ds Max. Nenhum modelo 3D em especial é usado no tutorial, apenas o bule de chá padrão do 3ds Max. O autor desse tutorial se chama Giorgio Luciano. Como de costume a narração do tutorial está em inglês, mas para ajudar as pessoas que não entendem bem a narração, tomei a liberdade de fazer uma pequena transcrição.

V-Ray Shaders

Para facilitar, dividi a transcrição em cenas, que correspondem às fases do tutorial:

  • Criando uma cena: O primeiro passo do tutorial é criar uma cena básica, com um plano e alguns objetos simples.
  • Iluminação Global Simples: Assim que a cena está pronta, o autor configura uma iluminação global simples. Tudo feito nas configurações de renderização do V-Ray.
  • Material do tipo V-Ray: Depois o autor configura um material para os objetos, usando o VRayMtl, que é um material otimizado para uso com o V-Ray. Aqui ele já explica um pouco mais como funciona a cor e reflexão do material.
  • Cópias e testes: Agora com a explicação básica sobre como funcionam os shaders do V-Ray. O autor começa a fazer várias cópias do material.
  • Configurando vidro: Com um pouco mais de experimentos com luzes, o autor aborda a criação de vidros e reflexões.
  • Iluminação: Outro ponto fundamental para o tutorial, o autor aborda vários aspectos de interação com a iluminação dos ambientes.

Bem, acho que melhor do que ficar descrevendo o que acontece lá, você deveria conferir o tutorial. Mais para a parte final entra a configuração de caustics e até iluminação própria dos materiais.

Para conferir o tutorial na íntegra, visite esse endereço no GCArena. Para quem quiser, existe até a possibilidade de fazer o download do vídeo. Mas se prepara, são quase 80 megas, uma conexão de alta velocidade é recomendada.