Você já deve ter se perguntado isso, caso trabalhe com animação ou vídeo. Pois o pessoal do Metacafe resolveu fazer um pequeno making of, sobre como eles gravam o programa de TV deles, chamado de Metacafe News. O vídeo mostra os equipamentos e softwares utilizados, como o editor não linear, o prompter de câmera e outros equipamentos.

Um dos pontos interessantes do vídeo, eles mostram algumas dicas de iluminação para cenários com fundo verde, o chamado fundo infinito.

Bem, veja o vídeo e depois leia os comentários:

No começo do vídeo o apresentador explica que o cenário está sendo iluminado por ambos os lados, chegando até o fundo verde. Depois o cenário virtual é desligado na mesa, para que possamos ver o fundo do cenário real. Esse tipo de cenário pode ser conseguido com tecido especial ou pintura. O segredo dele é a iluminação, deve ser forte e uniforme. Claro que a iluminação deve ser feita de maneira a deixar a cor verde, constante e com o mínim o mínimo de interferência.

Depois ele comenta os itens de iluminação necessários para gerar a iluminação do ambiente, sem a criação de sombras fortes. Pelo que o apresentador comenta, o custo é bem baixo, aproximadamente 10 ou 20 dólares cada.

Outro ponto importante, a tela verde precisa estar bem esticada para evitar dobras que podem gerar sombras. Isso torna mais difícil o trabalho de edição.

Mais uma dica, a iluminação da tela verde deve ser feita de maneira diferente do apresentador. Para ele, existem dois spots que geram a iluminação separadamente.

Podemos tirar uma lição desse processo de iluminação, para ambientes 3D. Repare que uma luz apenas em um ambiente não resolve a sua iluminação. Precisamos criar uma série de pontos de luz, para gerar um bom ambiente. Tenha isso em mente quando for criar a iluminação de uma cena, mesmo para ambientes externos, sempre será necessário criar mais pontos de luz para suavizar as sombras.

Para finalizar, ele mostra como fazer o processo de Chroma Key no Adobe Premiere CS3. Ele comenta e eu reforço, o processo para remover o fundo verde é semelhante em outras ferramentas de edição. Existe um filtro chamado Chroma key no [BP:215]premiere[/BP], simplesmente clique e arraste o filtro. Depois é só indicar a cor que deve ser removida.

Esse é o link direto para o vídeo.