O quanto você gosta de computação gráfica? Apenas o bastante para fazer alguns modelos 3d? Editar algumas fotografias e ilustrações? Quem sabe goste também da matemática envolvida na manipulação dos pixels? Pois é, para algumas pessoas não basta apenas criar os pixels, saber como eles são gerados é fundamental. Se você é uma dessas pessoas, a Nvidia disponibilizou as suas apresentações feitas na Siggraph 2007. Essas apresentações consistem em slides de PowerPoint, com o material de apoio. Cada conjunto de slides vem com animações e arquivos de áudio! Sem mencionar que na sua grande maioria, as apresentações possuem anotações.

Slides NVIDIA

Veja a lista de apresentações, com uma pequena descrição do conteúdo:

  • Fumaça, fogo, água e dinâmica de fluidos: Essa é uma apresentação que explica como gerar efeitos. Tudo é apresentado de maneira extremamente técnica, inclusive com a lógica por trás da criação. Eles até mostram as fórmulas e princípios matemáticos.
  • NVidia FX Composer 2 – Autoria de Shaders para todos: Aqui temos uma apresentação sobre o ambiente de autoria para shaders da
    [BP]NVIDIA[/BP]. Segundo a apresentação o ambiente permite liberdade criativa, para que novos shaders possam ser criados e integrados com plataformas existentes.
  • GPU Gems 3 Sampler: Essa apresentação é dividida em duas partes, mostrando as melhorias na simulação de gráficos da NVIDIA. A primeira parte fala sobre a melhoria na criação de sombras. Na segunda, a apresentação aborda a captura de movimento para expressões faciais.
  • NVIDIA Perfkit 5 – Otimizando uma aplicação em tempo real: Aqui temos uma apresentação que fala sobre o PerfHUD 5, a ferramenta de análise da NVIDIA.
  • Renderização avançada de pele: Como o próprio nome mesmo diz aqui eles mostram como gerar visualização de pele com recursos avançados.
  • Real-time Vixelization of Triangle Meshes on the GPU
  • Stencil Routed A-Buffer

As duas últimas apresentações eu não consegui fazer o download e também não existe descrição no web site da Nvidia.

Cada apresentação tem tamanho considerável, quase 50 megas para cada uma em média. Então se você for fazer o download já fique avisado!

Caso você se interesse, visite esse endereço na Nvidia para fazer o download.