Caso você seja adepto das renderizações produzidas pelo Maxwell Render ou pelo Indigo, vai gostar de saber que mais um renderizador com princípios semelhantes às duas ferramentas citadas está em desenvolvimento. Esse novo renderizador se chama Fryrender, estando ele ainda em fase Beta. Pelo material que já foi publicado e renderizado pelas versões beta, já podemos dizer que esse render consegue produzir imagens extremamente realistas, da mesma maneira que o Maxwell Render.

Qual o diferencial desse tipo de render? A diferença para os outros sistemas é que aqui temos a possibilidade de usar parâmetros e configurações reais, para pontos de luz e câmeras. Quando o processo de renderização acontece, todos esses dados são computados para gerar a imagem mais realista possível.

Fryrender - Renderização

Agora um dos recursos mais aguardados do Fryrender é a possibilidade de integrar a renderização tradicional com realidade virtual. Isso porque o Fryrender consegue converter as cenas, para um formato que pode ser navegado em tempo real, usando uma ferramenta chamada Random Control. Por enquanto ainda não existe muito material sobre ele disponível, mas é uma promessa interessante!

Quais as plataformas disponíveis? O Fryrender por enquanto só funciona em ambiente Windows. Sobre a compatibilidade com suítes 3D, existe possibilidade de usar a ferramenta no 3ds Max, Maya, Cinema 4D, Rhino e Lightwave. A equipe de desenvolvimento promete aumentar a lista de ferramentas compatíveis em breve.

Achou interessante? Pois veja esse vídeo, com algumas animações produzidas e renderizadas com o Fryrender, tudo feito com o Cinema 4D:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=sHRXrYlkNSM

Cinema 4D – Fryrender

Impressionante não é? Principalmente a iluminação do último clipe de vídeo com a maquete, a simulação da iluminação em diferentes ângulos e intensidades está muito bem produzida.

Ficou interessado no Fryrender? O que acha de fazer o download gratuito dele? Pois isso é possível devido à ferramenta ainda estar em fase beta. Claro que existem limitações, como uma marca d'água no render, imagens limitadas a 800×600 e a renderização em rede desabilitada.

Ainda quer testar a ferramenta? Então visite o web site oficial do Fryrender e faça o download. Além de fazer o download da ferramenta, podemos assistir a alguns tutoriais em vídeo, fazer o download de materiais, texturas documentos em PDF e mais.