A Cebas anunciou o lançamento do Final Render Stage-2, para a plataforma Mac! Agora os artistas que usam o Cinema 4D ou Maya no OSX, podem usar a tecnologia da Cebas para renderizar, imagens e animações. Cada vez mais os Macs ficam mais atraentes para os usuários e artistas 3D, nos últimos anos ele ganhou versões do Maya e outras ferramentas 3D. Aliando a qualidade que ele apresentada na edição e montagem de vídeos, o OSX vai se transformar logo em mais um competidor de peso na parte de 3D. Hoje ele já é praticamente uma unanimidade na área de editoração eletrônica e vídeo.
O lançamento do renderizador contempla o uso de Mac`s com processadores PPC e Intel, sendo uma aplicação totalmente reescrita para a plataforma da Apple. Ele oferece segundo o artigo, todas as vantagens de desempenho e estabilidade do OSX.
Se você quiser conferir uma pequena demonstração do sistema, na página em que a Cebas fez o anúncio oficial, existe um vídeo disponível para download, mostrando o Final Render rodando no Mac, usando como suíte 3D o Cinema 4D.
Nesse vídeo com aproximadamente 7 megas, os recursos do renderizador como a iluminação global e os parâmetros dos materiais são exemplificados.
O preço que ainda está salgado, segundo o artigo, uma licença do Final Render para essa plataforma ficará na faixa dos 999 dólares! Para quem já usa o V-Ray, pode até estar acostumado com esse valor, mas para investir tudo isso em uma renderizador, a relação custo x benefício tem que ser muito boa.
Se você já trabalha com Mac e precisa entrar na área de 3D, essa pode ser uma saída. Caso contrário, será necessário migrar para os PC`s com Windows!
Quem sabe logo a plataforma Mac esteja mais acessível para nós, artistas 3D brasileiros. Nos últimos meses os preços vêm caindo rapidamente, com a desvalorização do dólar frente ao real. Hoje já é possível encontrar o
Parabéns, Allan Brito:
Esse seu site sobre computação gráfica é realmente uma explosão de conhecimentos sobre o tema. Assuntos como Blender e SketchUp juntos são surpreendentes.
Como arquiteto na Paraíba, venho acompanhando esses dois programas, mas gostaria de dizer que o Brasil deu dois grandes passos para a tecnologia de CAD e modeladores 3D especificamente para arquitetos:
1. O SPIRIT da Softtech já se encontra com revenda no Brasil com o pessoal da Compucad , que tem renderização com o Lightworks e importação e exportação de SketchUp. Usa até canal de transparência de imagens de pixel como um “RPC” em 2D que combina com o desenho vetorial.
2. A criação de um software nacional chamado ArchiStation, pelo grupo de Hemero, que renderiza com o POV-Ray.
Gostaria de saber se tem alguma informação sobre esses programas.
Olá Alan, que bom. Fui sua auna no Ibratec. É bom ter esta fonte por perto. Tchau.
Dona Solange? Como está a senhora?
Fico feliz em estar ajudando!
Abraços.