Quem disse que a Adobe não disponibiliza nada gratuitamente? Pois dessa vez eles disponibilizaram um treinamento gratuito em vídeo, mostrando como começar a trabalhar com o InDesign CS3. Claro que existe um objetivo mais comercial por trás dessa iniciativa, assim como o título do treinamento revela; Migrating from QuarkXpress to InDesign. Ou seja, eles querem “roubar” usuários do QuarkXpress, facilitando o processo de migração para o InDesign. Mas isso não significa que qualquer pessoa, mesmo que não use o InDesign possa assistir as aulas em vídeo. O único inconveniente é que está tudo narrado em inglês.

Treinamento Indesign CS3

Além das aulas em vídeo, ainda é possível fazer o download de um manual em PDF com o conteúdo dos vídeos em formato de texto.

O material está dividido em módulos, no total temos 4 módulos que totalizam aproximadamente 1 hora de vídeo. O material é curto mesmo, pretende apenas fazer uma abordagem inicial sobre os conceitos básicos do [BP:215]InDesign[/BP]. Esses são os conteúdos de cada módulo:

  • Introdução: Aqui o instrutor chamado David Blatner, comenta os objetivos e conteúdo geral do curso.
  • Conceitos básicos e produtividade: Esse módulo mostra como começar a trabalhar com o InDesign, posicionando objetos, formatando textos e parágrafos, configurando cores e gradientes.
  • Técnicas avançadas: Aqui temos algumas técnicas avançadas do InDesign, como efeitos de transparência em objetos, estilos de parágrafo, estilos de texto, estilos em objetos e criação de modelos para documentos.
  • Conclusão: Para finalizar o instrutor faz alguns comentários adicionais sobre os assuntos abordados e encerra o treinamento.

Para assistir ao treinamento, visite esse endereço no Adobe Design Center.

Essa é uma ótima oportunidade para quem está interessado em começar a usar o InDesign, principalmente se você trabalha com editoração, mas ainda utiliza o PageMaker. Já conversei com editores que comentaram a dificuldade em encontrar profissionais que usem o InDesign. Hoje em dia ele é uma unanimidade na editoração eletrônica, junto com o QuarkXpress. Ou você achava que a diagramação de documentos complexos era feita no Word?

Com tempo a tendência é que o Scribus também vá ganhando cada vez mais espaço, mas até lá, para fins de empregabilidade é bom conhecer o InDesign também. Conhecer o funcionamento de várias ferramentas nunca é demais!