O AutoCAD não é a melhor ferramenta para fazer renderizações e aplicação de material em modelos 3D. Pelo menos não era, até que nas últimas versões o seu renderizador e as configurações de materiais e luzes ganharam melhorias significativas. Lembro do AutoCAD 2004, com a sua paleta de materiais extremamente limitada. Sem mencionar a qualidade do render, para conseguir um bom efeito de transparência em objetos era sofrido. Adicionar texturas então era trabalhoso e difícil de ajustar, principalmente para superfícies compostas. Mas isso é passado.

Com as novas ferramentas de renderização o editor de materiais e luzes ganhou melhorias significativas.

AutoCAD 2008 - Materiais

Descobri um livro gratuito no Daily AutoCAD que mostra em detalhes o funcionamento do editor de materiais, para o AutoCAD 2008. Isso mesmo, o download é oferecido gratuitamente sendo um arquivo PDF com aproximadamente 400 KB.

As 17 páginas do livro estão divididas nos seguintes capítulos:

  • Introdução: Essa parte é destinada a explicações sobre a renderização no AutoCAD, assim como um breve histórico da evolução da ferramenta. O autor também explica a divisão do livro.
  • Configurações dos materiais: Aqui temos um capítulo que explica como criar materiais e atribuir os mesmos a um objeto. Tudo usando um menu chamado de Materials in Drawing.
  • Propriedades básicas: Esse capítulo mostra como editar algumas propriedades básicas dos materiais. Por exemplo, opacidade, reflexão, especular, translucidez e outros. Aqui podemos atribuir e editar várias características físicas do material, como é possível fazer no Blender ou 3ds Max.
  • Texturas e mapeamento: As texturas no AutoCAD melhoraram bastante, estando disponíveis agora mapeamentos diferentes, além das texturas simples. O capítulo mostra como aplicar e configurar essas texturas nas superfícies dos modelos.
  • Propriedades avançadas das texturas: Essa parte do livro mostra como ajustar alguns aspectos avançados das texturas, como o posicionamento e se a distribuição da textura nas superfícies.
  • Mapas do tipo Diffuse: Aqui temos um capítulo especial, que fala exclusivamente do canal diffuse dos materiais.
  • Ajustes: Essa parte do livro aborda alguns aspectos da textura que interagem com a iluminação global. Como índices de reflexão e mistura de cores. Os parâmetros são parecidos com os existentes nos materiais do
    [BP:215]3ds Max[/BP].

Se você quiser aprender mais sobre os materiais no AutoCAD, esse é um ótimo recurso. Para fazer o download, visite esse endereço no Daily AutoCAD.