Mais vídeos sobre a Adobe MAX 2007 estão aparecendo na Web, agora temos um vídeo sobre a apresentação de uma nova ferramenta, ainda em desenvolvimento pela Adobe, chamada de Thermo. Esse ainda é um nome em código, provavelmente no momento do lançamento ela terá outro nome. O objetivo da ferramenta aqui é criar aplicativos, usando apenas os layouts desenvolvidos por designers. Isso mesmo será possível criar um layout no Photoshop, depois determinar as interações e tarefas na interface visual do Thermo, para então a ferramenta criar um aplicativo Flex. Tudo sem que o designer precise digitar nenhuma linha de código.

Veja esse vídeo, com a apresentação da tecnologia:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=lGdr3dCmxe4

Adobe Thermo – Vídeo 1

Se você não entendeu o vídeo, por ele estar em inglês aqui vai uma descrição.

  • No início eles apresentam a tecnologia e comentam que ainda está em desenvolvimento.
  • Depois mostram um exemplo do uso, com as ferramentas de desenho já existentes na versão de testes do Thermo, usada na apresentação.
  • Mas o poder da aplicação vem depois, quando eles abrem um layout produzido no Photoshop.
  • O apresentador ainda mostra o código gerado pelo Thermo, para mostrar o seu funcionamento.

Agora o segundo vídeo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=d9IjZJ0D_bo

Adobe Thermo – Vídeo 2

Esse segundo vídeo mostra o layout exibido no vídeo 1, sendo utilizado como base para criar uma aplicação do Flex. A base de funcionamento são behaviors, usados de maneira semelhante ao Flash e o [BP:215]Dreamweaver[/BP]. Tudo usando apenas a interface visual.

Para finalizar o último vídeo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=lsfOe_MCEbg

Adobe Thermo – Vídeo 3

O último vídeo continua mostrando o desenvolvimento da aplicação. Tudo usando behaviors apenas.

Com certeza esse será um aplicativo que dará aos designers mais poder para desenvolver aplicativos, com interfaces visuais ricas. Sem depender muito de desenvolvedores. Como a tecnologia usada é o Adobe Flex, os aplicativos podem ser executados em ambientes Web e Desktop sem grandes problemas.

Parece que a Adobe está investindo pesado nessas novas tecnologias. Infelizmente ainda não existe uma versão de testes para o Thermo, pelo menos no Adobe Labs ainda não. Assim que surgir eu aviso por aqui.

Fonte: Aralbalkan