O pessoal do CGArena publicou um tutorial muito bom para todos que criam maquetes eletrônicas, usando o 3ds Max e V-Ray. Nesse tutorial o artista Giorgio Luciano, ensina como elaborar a iluminação em um ambiente interno, usando as ferramentas e opções do V-Ray. Como esse tipo de tutorial é um dos mais requisitados aqui no Blog, pelo formulário de contato, pode ajudar muita gente. Mesmo que você não use o Max, vale assistir. Podemos assistir ao tutorial já que o mesmo está em vídeo!

V-Ray Maquetes eletrônicas

Agora uma coisa preciso dizer sobre o vídeo, o áudio está horrível! Pior que rádio AM. Então mesmo que você entenda inglês, prepare o ouvido.

O vídeo já começa com a cena pronta, então nada sobre modelagem é abordado. Depois que uma breve introdução é feita, o autor já parte para o posicionamento das luzes do V-Ray e para o painel de configuração. Um ponto negativo em relação ao tutorial, o autor não mostra as configurações das luzes, como intensidade. Se ele falou eu não entendi!

No painel a primeira coisa que o autor faz é ajustar o controle de exposição. Alterando os parâmetros dessa área ele controla a intensidade da iluminação na cena.

Nesse mesmo tutorial, outra cena com iluminação de interiores é abordada. Dessa vez podemos ter um panorama da cena em wireframe, vendo o posicionamento das luzes e objetos na cena. Isso facilita muito o entendimento.

Na segunda parte, até os materiais usados na cena são abordados, mostrando como eles foram configurados para obter o efeito da cena. Assim como as texturas usadas nos materiais das paredes. Para finalizar o tutorial mostra como configurar os parâmetros do V-Ray no menu de renderização.

O vídeo do tutorial está disponível para download, mas antes de acessar o arquivo é necessário fazer um cadastro no fórum do CG Arena. Se você já tem um usuário registrado lá, fica mais fácil ainda. Visite esse endereço para assistir ao vídeo ou fazer o download do mesmo.

Mesmo com péssima qualidade de áudio, o tutorial passa várias dicas legais. É só prestar atenção nas ações do autor do tutorial.