A Adobe sempre prepara uma série de livros e tutoriais para proporcionar treinamento e dicas para as suas ferramentas. Uma das séries mais famosas nesse sentido é o Adobe Classroom in a Book. Essa série apresenta tutoriais de After Effects, Premiere, Illustrator e Photoshop. Para promover o lançamento da versão relativa ao treinamento de Photoshop CS3, eles disponibilizaram para download gratuito um dos capítulos do livro, no formato PDF. O capítulo em questão é o de número 8 que aborda a configuração e manipulação de textos no Photoshop CS3.

Tutorial Photoshop CS3

Para fazer o download do arquivo, use esse link direto para PDF. Antes de fazer o download fique sabendo que o arquivo é muito grande, com aproximadamente 65 MB.

As 38 páginas desse capítulo mostram a criação de um anuncio publicitário, com várias dicas sobre como configurar a tipografia do anuncio, com efeitos e ajustes próprios.

Essa é a descrição dos assuntos abordados nesse tutorial:

  • Como usar guias para posicionar textos: Esse é um recurso básico do Photoshop que já estava disponível em versões anteriores, mesmo assim o tutorial aborda algumas pequenas mudanças na interface.
  • Criação de máscaras usando textos: Aqui temos uma explicação sobre como usar o formato dos textos, para criar máscaras.
  • Mesclando textos com outras camadas
  • Como usar estilos de camada com textos: Aqui o texto aborda a utilização de efeitos em textos.
  • Como pré-visualizar fontes de maneira interativa para auxiliar na composição
  • Controles avançados de fontes, para configurações e ajustes na tipografia
  • Como fazer para o texto contornar um objeto 3D: Esse é um dos novos recursos disponíveis na versão CS3, que apareceram junto com o suporte a objetos 3D. Além do contorno, existem também os chamados Smart Objects que permitem deformar os objetos, para que eles se mesclem perfeitamente a qualquer superfície em 3D.

No final ainda existe outro tutorial, mostrando como mesclar textos com curvas complexas. Mesmo que você não use o Photoshop, vale fazer o download para aprender algumas das novas ferramentas da versão CS3. Nunca se sabe quando iremos precisar. Se você quiser é até possível imprimir o material, que está em alta resolução.