Você sabe usar a ferramenta de seleção rápida do Photoshop CS3? Se você ainda não sabe usar, o pessoal do Photoshopsupport.com está disponibilizando uma oportunidade para qualquer pessoa aprender. Como parte de uma promoção, para divulgar um treinamento no Photoshop CS3, eles estão disponibilizando de maneira gratuita, um tutorial em vídeo de 22 minutos, explicando o funcionamento da ferramenta. Para assistir ao vídeo, visite esse endereço.
Ainda não sabe o que essa ferramenta faz? Simples, ela consegue fazer seleção rápida de áreas com cores ou tonalidades parecidas. Por exemplo, ao acionar a ferramenta, podemos clicar com o mouse e arrastar o cursor sobre uma área com tonalidade verde, todos os pixels com a mesma cor são selecionados.

Photoshop seleção rápida

Como o material está em inglês, acabei montando como de costume um pequeno sumário com os assuntos abordados no tutorial. Tentei organizar os assuntos em seqüência para que fique mais fácil de acompanhar com o vídeo:

  • Apresentação da ferramenta: Na parte inicial do vídeo, o autor passa uma pequena introdução, falando sobre como usar a ferramenta e as suas principais opções. Ele explica que a ferramenta de seleção rápida, ajuda a selecionar áreas da imagem, com tonalidade semelhante.
  • Selecionando: Agora que a parte introdutória foi apresentada, o autor mostra como selecionar as partes de uma fotografia com a ferramenta. Para fazer essa seleção, o artista deve configurar de maneira correta a largura do pincel de seleção. Isso é muito importante! Como a ferramenta seleciona tonalidades semelhantes, qualquer parte do pincel que passe sobre uma área, com uma tonalidade indesejada, influencia negativamente a seleção.
  • Ajustes: Como algumas partes das fotografias não foram selecionadas de maneira correta, o autor mostra como remover as partes indesejadas.
  • Ajustes de Cor: Depois de selecionar as áreas que precisavam ser marcadas, o autor agora ajusta a tonalidade de cor da fotografia, para as áreas selecionadas.
  • Seleção de nova área: O autor editou a parte da fotografia equivalente aos números. Agora ele repete a mesma técnica para ajustar a parte inferior e superior da fotografia.
  • Refinando a seleção: Na próxima parte o autor refina ainda mais a seleção, para a parte central da fotografia. Ele usa a ferramenta de seleção com o Lasso para complementar a seleção.
  • Nova seleção: Na última parte do tutorial o autor mostra a aplicação da técnica em outras fotografias.

Para quem não conhece as ferramentas de seleção do Photoshop, ou quer se atualizar com as novas opções do Photoshop CS3, esse vídeo é muito bom!
O vídeo está disponível para qualquer pessoa assistir, mas não é possível fazer download dele. O formato em que ele está disponível é o Quicktime, se você tem problemas com vídeos em Quicktime, talvez não consiga assistir ao tutorial.