O que você acharia em fazer o download do Maya 8.5 PLE, para testar a ferramenta? Seria ótimo, aproveitar uma ferramenta como o Maya de maneira gratuita. O único problema é que ele não vem com um manual de instruções muito claro. Por isso muita gente acaba desistindo de estudar a ferramenta. Mas com um tutorial disponibilizado pelo pessoal do CG Arena, as coisas tendem a ficar mais fáceis. Eles elaboraram um vídeo, explicando as nuances e detalhes da interface do Maya, assim como os principais comandos e controles, para começar a utilizar a ferramenta.

Tutorial Introdução ao Maya

Como o material está em inglês, resolvi fazer um pequeno guia, explicando a seqüência do tutorial:

  • Viewport: O primeiro aspecto que o autor do tutorial aborda é a viewport e como é possível navegar em 3d nela. A tecla mais importante para fazer essa navegação é o ALT. Pressionando o ALT e usando os botões do mouse, podemos controlar a posição da câmera. O botão esquerdo gira a câmera, o do meio move a câmera e o botão direito aciona o zoom. Tudo isso em conjunto com o ALT.
  • Dividindo a tela: Depois que os comandos da Viewport foram explicados, o tutorial mostra como dividir a interface em 4 vistas. Assim como redimensionar as divisões. Um atalho muito importante apresentado nessa parte é a maximização de uma Viewport, que pode ser acionada com a barra de espaço.
  • Ferramentas: O próximo passo é explicar como funcionam as principais ferramentas de transformação do Maya. O autor aborda o uso do Mover, Girar e Escalonar. Os atalhos para as ferramentas são as seguintes (A semântica poderia ser melhor…):
    • Q: Selecionar
    • W: Mover
    • E: Girar
    • R: Escalonar
  • Menus de propriedades: Assim que os objetos de teste são criados, o tutorial aborda uma área na direita. Essa área abriga os menus com as propriedades numéricas. Para acessar o editor de atributos, pressione a tecla CTRL+A, para expandir o menu.
  • Menu de contexto: Clicando com o botão direito do mouse, podemos acionar um menu muito poderoso do Maya, parecido com o Quad menu do 3ds Max. Com esse menu é possível acionar várias opções de edição para o objeto de maneira rápida. Outro atalho útil para acionar esse menu, pressione e segure a barra de espaço.
  • Módulos: O Maya é segmentado em módulos, que dividem o tipo de edição que podemos fazer com a ferramenta. Por exemplo, existem módulos próprios para realizar modelagem e animação. Assim que um módulo é escolhido, as opções na interface se alteram, para que os controles fiquem contextualizados com o módulo escolhido. Para alterar os módulos, existe um menu na parte superior esquerda.

Com isso você já pode ter uma boa idéia, sobre como funciona a interface do Maya e os seus principais atalhos de navegação. Agora é só fazer o download do Maya PLE e começar a testar. Se você quiser fazer o download do vídeo, será necessário realizar um cadastro nos fóruns da CG Arena.